EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: permanência de estudantes e rentabilidade do setor privado

Autores

  • Marco Aurelio Nunes de Barros Universidade Federal Fluminense
  • Hildete Perreira de Melo Hermes de Araujo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.489

Resumo

A compreensão do fenômeno da permanência na educação superior vem crescendo, porém há poucos estudos sobre o papel das IES privadas. O artigo discute a importância da análise dessas empresas no Brasil e qual a sua relação com esse tema. Foi feita pesquisa exploratória, partindo de dados oficiais, estudo de casos e da construção de um modelo teórico para análise das ações das organizações privadas. Os achados indicam uma mudança residual nas políticas de permanência nas IES privadas e se propõe o incremento dos estudos sobre o setor privado no desenho de políticas para a permanência dos estudantes.

Palavras-Chave: Educação superior; Permanência no ensino; Setor privado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Nunes de Barros, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Política Social - UFF - Mestre em Administração Pùblica - Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais.  

Hildete Perreira de Melo Hermes de Araujo, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Professora da Universidade Federal Fluminense. Foi diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento Foi Editora da Revista Gênero do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense de 2004 a dezembro de 2016. Membro do Conselho de Redação da Revista da ABET.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Barros, M. A. N. de, & Araujo, H. P. de M. H. de. (2018). EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: permanência de estudantes e rentabilidade do setor privado. Movimento-Revista De educação , (9), 69-106. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.489