O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense

Autores

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias Universidade Federal Fluminense
  • Izabela Mathias dos Santos Silva Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477

Resumo

O estudo buscou identificar e analisar as dificuldades de ordem material e simbólica enfrentadas por um grupo de estudantes da Universidade Federal Fluminense, oriundas das classes populares, assim como as estratégias utilizadas por elas para permanecerem no ensino superior. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a abordagem biográfica. A trajetória escolar de uma participante da pesquisa, descrita e analisada neste artigo, revela o grande esforço empreendido por ela e pela família para ingressar e permanecer no ensino superior.

Palavras-chave: Acesso e Permanência; Classes populares; Trajetórias Escolares.

 

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Biografia do Autor

Regina Lúcia Cerqueira Dias, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais

Izabela Mathias dos Santos Silva, Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense

Pedagoga - Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Dias, R. L. C., & Silva, I. M. dos S. (2018). O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense. Movimento-Revista De educação , (9), 192-219. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477