ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA

Autores

  • Adriana Martins de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Ednaceli Abreu Damasceno UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.500

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes pobres nos cursos mais seletivos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, bem como as estratégias adotadas por eles e pelos seus familiares. Para a realização deste estudo, foram adotados procedimentos quantitativos e qualitativos, com uso de questionário e entrevista semiestruturada. Dessa maneira, constatou-se que o acesso e a permanência dos estudantes pobres no ensino superior deve-se a força do atributo familiar, bem como do ambiente doméstico educógeno, que estimula a escolaridade dos filhos na universidade pública.

Palavras-chave: Acesso e permanência; Ensino Superior; alunos pobres.

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Biografia do Autor

Adriana Martins de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Professora Assistente da Universidade Federal do Acre; Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF -  2015);  Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná.

Ednaceli Abreu Damasceno, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre; Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2010); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2005);

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Damasceno, E. A. (2018). ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA. Movimento-Revista De educação , (9), 245-278. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.500