ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL E DESIGUALDADES NO SUCESSO ACADÊMICO EM MEDICINA E EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Angelo Rodrigo Bianchini Universidade Federal do Maranhão
  • Ellen Patrícia Braga Pantoja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.494

Resumo

O artigo discute a estratificação educacional no ensino superior por campo de estudo, tomando por objeto de análise os cursos de Medicina e Serviço Social, ofertados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), considerando critérios e percentuais de ingresso por categorias sociais em seis anos, a movimentação acadêmica no percurso estudantil e o perfil do estudante concluinte. Os resultados indicam a presença de estratificação vertical e horizontal, reforçada por diferenciações quanto às categorias sociais que tiveram acesso e sucesso acadêmico em Medicina e em Serviço Social.

Palavras-chave: Estratificação educacional; Medicina; Serviço Social.

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Biografia do Autor

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Angelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Ellen Patrícia Braga Pantoja, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Lima, L. M., Bianchini, A. R., & Pantoja, E. P. B. (2018). ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL E DESIGUALDADES NO SUCESSO ACADÊMICO EM MEDICINA E EM SERVIÇO SOCIAL. Movimento-Revista De educação , (9), 279-312. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.494