AVALIAÇÃO SOBRE A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: progressos e retrocessos

Autores

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.497

Resumo

Para a sessão “Documento”, o Dossiê sobre Acesso e Permanência na Educação Superior reuniu Portarias do Ministério da Educação concernentes à Avaliação da Educação Superior, com foco nos Indicadores de Qualidade preconizados pelas mesmas. O interesse maior nestes documentos incide na verificação da presença, ou não, de indicadores de qualidade relacionados à permanência dos graduandos em seus cursos, bem como sobre as taxas de conclusão decorrentes da permanência.

Apresentamos quatro Portarias, duas delas expedidas pela gestão Dilma Rousseff e duas pela gestão Michel Temer, a saber: Portaria Normativa 8/2016, Portaria 386/2016, Portaria Normativa 15/2016 e Portaria 1.383/2017. A rápida sucessão de Portarias sobre a mesma temática, conforme veremos, demonstra uma mudança de perspectiva das duas gestões governamentais, uma vez que elas traduzem orientações, encaminhamentos e correlações políticas envolvidas.

Será fácil verificar que as duas primeiras revelavam um compromisso abrangente com a qualidade, ao prever indicadores que avaliavam a comunidade acadêmica numa perspectiva totalizante, tanto em razão dos vários agentes considerados, quanto dos fenômenos educacionais produzidos nessa interação. Na direção oposta, as duas últimas Portarias aligeiram a avaliação, restando nitidamente facilitados os compromissos e obrigações das instituições perante a formação integral dos graduandos.

Por isso, acreditamos na relevância de explicitar e de discutir tais Documentos, cujo conhecimento e efeitos podem ter escapado aos olhos de muitos, em prejuízo da democratização da Educação Superior. A fim de melhor apresentar os Documentos, seu contexto e efeitos, subdividimos sua apresentação em capítulos. Como segue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Lúcia Cerqueira Dias, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Dias, R. L. C. (2018). AVALIAÇÃO SOBRE A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: progressos e retrocessos. Movimento-Revista De educação , (9), 349-367. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.497