A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.482Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal discutir de que modo a autonomia escolar tem sido abordada em documentos oficiais das políticas públicas nacionais, especialmente as regulatórias. Para tanto, comparamos a LDB 4024/61, a Lei 5692/71 e a atual LDB com a atual inflexão política representada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao fim, percebemos as ameaças que pairam sobre a escola pública ao se propor para ela um nível de autonomia ainda menor do que o daquele que havia na LDB 4024/61.
Palavras-chave: Administração Escolar; Política Educacional; Autonomia Escolar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-27
Como Citar
Araújo, F. M. de B., & Santos, P. S. M. B. dos. (2018). A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque. Movimento-Revista De educação , (9), 368-389. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.482
Edição
Seção
Artigo - Fluxo contínuo
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.