DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42978

Palavras-chave:

Sociologia do Diagnóstico, Saúde, Educação

Resumo

O diagnóstico é não apenas categoria, mas processo social e, como tal, uma ferramenta social poderosa, com características e impactos únicos, inclusive para a Educação, o que nos faz reconhecer a necessidade de sua análise específica. Neste sentido, ainda que, desde a década de 1990, tenha havido apelos para que se estudasse o diagnóstico a partir de uma perspectiva sociológica, como o defendeu Phil Brown, uma Sociologia do Diagnóstico propriamente dita somente passará a se difundir com as contribuições de Annemarie Goldstein Jutel nas décadas seguintes.  Jutel é a entrevistada deste artigo e nos leva a uma reflexão crítica sobre o diagnóstico, que não deve se esquivar de compreendê-lo como um acordo social.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Gomes, J. de S., & Muniz, A. G. C. R. (2020). DIAGNÓSTICO COMO ACORDO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DO DIAGNÓSTICO. Movimento-Revista De educação , 7(15). https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42978