A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40973

Palavras-chave:

Escola. Aprendizagem. Educação Indígena. Conhecimento.

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta o estudo relacionado aos processos históricos educativos tradicionais e não tradicionais do povo Balatiponé-Umutina, com ênfase nos impactos, avanços, desafios e ações que consolidaram para resistir e como organizaram para manter viva e reconstruir os saberes tradicionais. O objetivo é contribuir com a discussão referente à educação a partir das lentes dos indígenas Balatiponé-Umutina, do fortalecimento e valorização das práticas culturais. O referido estudo comportará narrativa do ancião, anciã, da juventude, professores da Escola de Educação Indígena Jula Paré, dados obtidos por observação participante, a maior fonte de dados utilizada nessa pesquisa, e fontes bibliográficas. Trata-se de um registro contado por uma indígena pesquisadora e vai proporcionar uma rede de diálogos, ressignificação e a divulgação dos saberes. No espaço da escola há roda de conversa que visa uma interação entre professores, estudantes, pais, liderança, anciãos e comunidade, agregando fazeres culturais, um lugar que conecta o fazer e o aprender. O conhecimento está interligado na preparação da festa tradicional que é realizada no mês de abril, bem como fomenta questões sobre a espiritualidade e a concepção dos jovens de hoje comparada com a geração passada. É imprescindível o conhecimento, o saber da ancestralidade, como foram mesclando o processo de aprendizagem e construindo a partir da visão indígena.


SCHOOL AND TEACHING OF THE BALATIPONÉ-UMUTINA PEOPLE IN INDIGENOUS TERRITORY: Indigenous Education and School Education

 

 

 ABSTRACT

This article presents the study related to the traditional and non-traditional educational historical processes of the Balatiponé-Umutina people, with emphasis on impacts, advances, challenges and actions that consolidated to resist and how they organized to keep alive and rebuild traditional knowledge. The objective is to contribute to the discussion regarding education from the lenses of the Balatiponé-Umutina indigenous, strengthening and valuing cultural practices. This study will contain the narrative of the elder, elder, youth, teachers of the Jula Paré indigenous school of education, data obtained by participant observation and bibliographic sources. It is a record counted by an indigenous researcher and will provide a network of dialogues and the dssemination of knowledge.

Keywords: School. Learning. Indigenous Education. Knowledge

 

 

 

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Biografia do Autor

Eliane Boroponepa Monzilar, Universidade de Brasília Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso- SEDUC

Eliane Boroponepa Monzilar, possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, pós-graduação Educação Escolar Indígena pela facudade Intercultural Indígena e mestre em Desenvolvimento Sustentável junto a Povos de Terras Indigenas pela Universidade de Brasília, doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasilia-UNB, professora da Escola de Educação Indígena Jula Paré/MT.

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

Monzilar, E. B. (2020). A ESCOLA E O ENSINO DO POVO BALATIPONÉ-UMUTINA NO TERRITÓRIO INDÍGENA: a Educação Indígena e a Educação Escolar. Movimento-Revista De educação , 7(13). https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40973