PROJETO DE ESCOLA ESPECÍFICA, DIFERENCIADA E INTERCULTURAL: a luta do movimento indígena tupinambá no processo de efetivação dos direitos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41053Palavras-chave:
Modos de apropriação. Escola diferenciada. Movimento indígena. Povo Tupinambá.Resumo
O presente artigo busca compreender, a partir de etnografia realizada entre os Tupinambá de Olivença, como estes têm se apropriado da escola e por que ela se torna central para defesa do território, reconhecimento étnico que se desdobra na afirmação da identidade. Ademais, o interesse foi compreender como esses indígenas construíram uma proposta de educação diferenciada, quais os passos dados para a concretização desse projeto e da proposta de escolarização desses sujeitos e como a escola tornou-se central para ativar algumas categorias de cultura e identidade. Outro aspecto relevante que cabe refletir é sobre a expansão da escola pelo território e quais os seus desdobramentos frente à organização social desse povo. Para os Tupinambá, a escola tornou-se central para mobilizar as famílias no processo de reconhecimento étnico e de luta pela demarcação do território ancestral.
SPECIFIC, DIFFERENTIATED AND INTERCULTURAL SCHOOL PROJECT: The Struggle of the Tupinambá Indigenous Movement in the Process of Realizing Educational Rights
ABSTRACT
This article seeks to understand from ethnography carried out among the Tupinambá of Olivença, how they have appropriated the school and why it becomes central to the defense of the territory, ethnic recognition that unfolds in the affirmation of identity. In addition, the interest was to understand how these indigenous people constructed a proposal of differentiated education, what are the steps taken to realize this project and the proposal of schooling of these subjects? Another relevant aspect that should be reflected is the expansion of the school by the territory. For the Tupinambá, the school became central to mobilize families in the process of ethnic recognition and struggle for the demarcation of the ancestral territory.
Keywords: Modes of appropriation, Differentiated school, Indigenous movement, Tupinambá people.
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