PROJETO DE ESCOLA ESPECÍFICA, DIFERENCIADA E INTERCULTURAL: a luta do movimento indígena tupinambá no processo de efetivação dos direitos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41053

Palavras-chave:

Modos de apropriação. Escola diferenciada. Movimento indígena. Povo Tupinambá.

Resumo

O presente artigo busca compreender, a partir de etnografia realizada entre os Tupinambá de Olivença, como estes têm se apropriado da escola e por que ela se torna central para defesa do território, reconhecimento étnico que se desdobra na afirmação da identidade. Ademais, o interesse foi compreender como esses indígenas construíram uma proposta de educação diferenciada, quais os passos dados para a concretização desse projeto e da proposta de escolarização desses sujeitos e como a escola tornou-se central para ativar algumas categorias de cultura e identidade. Outro aspecto relevante que cabe refletir é sobre a expansão da escola pelo território e quais os seus desdobramentos frente à organização social desse povo. Para os Tupinambá, a escola tornou-se central para mobilizar as famílias no processo de reconhecimento étnico e de luta pela demarcação do território ancestral.

SPECIFIC, DIFFERENTIATED AND INTERCULTURAL SCHOOL PROJECT: The Struggle of the Tupinambá Indigenous Movement in the Process of Realizing Educational Rights

 ABSTRACT

This article seeks to understand from ethnography carried out among the Tupinambá of Olivença, how they have appropriated the school and why it becomes central to the defense of the territory, ethnic recognition that unfolds in the affirmation of identity. In addition, the interest was to understand how these indigenous people constructed a proposal of differentiated education, what are the steps taken to realize this project and the proposal of schooling of these subjects? Another relevant aspect that should be reflected is the expansion of the school by the territory. For the Tupinambá, the school became central to mobilize families in the process of ethnic recognition and struggle for the demarcation of the ancestral territory.

Keywords: Modes of appropriation, Differentiated school, Indigenous movement, Tupinambá people.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Carlos Batista Magalhaes, UNB

(Tupinambá de Olivença)Pesquisador indígena na área de Educação Escolar IndígenaMestre em Antropologia Social - UnBDoutorando em Antropologia Social - UnB 

Referências

ALARCON, Daniela Fernandes. O retorno da terra: as retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. (Dissertação de mestrado em Antropologia). Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

ALARCON, Daniela Fernandes. O retorno da terra: as retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. São Paulo: Elefante Editora, São Paulo, 2019.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação escolar indígena no século XX: da escola para os índios à escola específica e diferenciada. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre. SILVEIRA, Cássia R. da & PEGORIM, Denise Moreno (Tradutoras). Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CATANI, Denise Barbara. A Educação como Ela é. In.: REVISTA EDUCAÇÃO. Edição Especial: Biblioteca do Professor (Bourdieu Pensa a Educação). 2. ed. São Paulo: Editora Segmento, 2012, pp. 16-25.

COUTO, Patrícia Navarro de Almeida. Morada dos encantados: identidade e religiosidade entre os Tupinambá da Serra do Padeiro. (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n.02, , 2005, pp. 485-515.

GRUPIONI, Luis. D. B. Olhar longe porque o futuro é longe – Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

LUCIANO, Gersen José dos Santos. Educação para manejo do mundo: entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.

LOPES DA SILVA, Aracy, e FERREIRA, Mariana Kawall. Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.

LOPES DA SILVA, Aracy. Educação para a tolerância e povos indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi, e VIDAL, Lux, e FISCHMANN, Roseli (Org.). Povos indígenas e tolerância: construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo: Edusp, 2001.

MELIÀ, Bartolomeu. Ação Pedagógica e Alteridade: por uma pedagogia da diferença. In: Conferência Ameríndia de Educação, 1. Mato Grosso, 1997.

MARCIS, Teresinha. A “hecatombe de Olivença”: Construção e reconstrução da identidade étnica ‒ 1904. Dissertação (Mestrado de História Social). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

MAGALHÃES, Aline Moreira. A luta pela terra como “oração”: Sociogênese, trajetórias e narrativas do movimento Tupinambá. Dissertação de Mestrado (Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, , 2010.

PARAÍSO, Maria Hilda. Marcelino José Alves. De índio a caboclo, de Lampião Mirim a comunista, uma trajetória de resistência e luta no sul da Bahia. Comunicação apresentada em XXV Simpósio Nacional de História. Bahia, 2009.

PROFESSORES TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA (Orgs.). Memória viva dos Tupinambá de Olivença: relembrar é reviver, é afirmar é ser. Salvador: Associação Nacional de Ação Indigenista; CESE, 2007.

Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

SANTANA, José Valdir Jesus de. “A letra é a mesma, mas a cultura é diferente”: A escola dos Tupinambá de Olivença. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

SILVA, Núbia Batista da. Educação de Jovens e Adultos e a afirmação da identidade étnica do povo Tupinambá de Olivença – 1996 a 2004. Monografia(Especialização em Educação de Jovens e Adultos) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2006.

SILVA, Joana Aparecida Fernandes. Educação indígena na área Xerente: apropriação e reforço cultural. In: ROCHA, Leandro Mendes [et al.]. Cidadania,interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.

UBINGER, Helen Catalina. Os Tupinambá da Serra do Padeiro: Religiosidade e territorialidade na luta pela terra indígena. Dissertação de Mestrado (Antropologia). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

VIEGAS, Susana de Matos. Terra Calada: os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Magalhaes, J. C. B. (2020). PROJETO DE ESCOLA ESPECÍFICA, DIFERENCIADA E INTERCULTURAL: a luta do movimento indígena tupinambá no processo de efetivação dos direitos educacionais. Movimento-Revista De educação , 7(13). https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41053