O manejo eficaz do comportamento dos alunos em sala de aula: uma estratégia inclusionista
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.114Abstract
O presente texto trata de fragmentos extraídos de um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi verificar os efeitos de um programa de terinamento para professores de uma escola especial, detentora do certificado ISSO 9002. Embora não seja usual os professores receberem treinamento específico para lidar com questões disciplinares, essa prática pode ser considerada para fins de inclusão de alunos com transtornos comportamentais. Para fins inclusionistas, o professor deve ter competência para solucionar problemas de comportamento que podem ocorrer em sala de aula. Conforme o autor, o ensino eficaz prescinde de ações disciplinares, sendo que o controle da (in)disciplina deve ser substituído pelo controle instrucional.
Palavras-chave: inclusão; manejo de comportamento; controle instrucional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.