Baixada Fluminense: reconfiguração da violência e impactos sobre a educação

Autores

  • José Cláudio Souza Alves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.265

Resumo

Este artigo reflete sobre as mudanças atuais da manifestação da violência no âmbito da Baixada Fluminense, a partir de uma abordagem na qual a violência é compreendida nas suas relações com os grupos dominantes na economia, na política, na cultura e no espaço. A partir desta análise é feita uma reflexão sobre o papel da educação frente a estas mudanças, aprofundando-se a discussão sobre as dimensões da escola nos aspectos internos e externos do seu fazer-se.

Palavras-chave: Baixada Fluminense, violência, poder político, educação.

This article reflects on the current changes of the manifestation of violence in the Baixada Fluminense, from an approach in which violence is understood in its relations with the dominant groups in the economy, politics, culture and space. From this analysis is a reflection on the role of education forward to these changes, deepening the discussion about school on the internal and external aspects of your make of.

Key-words: Baixada Fluminense, violence, political power, education.

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Biografia do Autor

José Cláudio Souza Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais

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Publicado

2016-01-29

Como Citar

Alves, J. C. S. (2016). Baixada Fluminense: reconfiguração da violência e impactos sobre a educação. Movimento-Revista De educação , (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.265

Edição

Seção

Dossiê Temático