Sobre o ódio ao professor Entrevista com Fernando Penna
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.275Abstract
Ao tomar a decisão de pautar o tema da violência para compor o dossiê do terceiro número de Movimento – revista eletrônica de educação da Universidade Federal Fluminense –, o Conselho Editorial elencou um grande número de facetas da violência que historicamente se manifestam física e presencialmente no interior e fora do espaço escolar. O fenômeno relativamente recente das redes sociais e o vertiginoso processo de crescimento de trocas de informação, interação e mediação virtual a ele agregado, não apenas ampliou o espectro da violência como contribuiu decisivamente para articular o dentro e o fora da escola. Dentre outros exemplos, talvez o mais comum e antigo é o registro de cenas reais de alunos e alunas brigando nos pátios escolares ou nas redondezas da instituição postadas nas redes sociais, muitas delas viralizadas – para usar o barbarismoda ocasião – por um número sempre crescente de adeptos do bullying escolar. Nos últimos cinco anos, nas redes sociais, o exemplo de articulação da violência dentro-fora da escola que mais chama a atenção é o ódio ao professor, conforme observa o professor Fernando Penna na entrevista que publicamos a seguir. Estudioso da manifestação reivindicatória por uma escola sem ideologia trazida nos últimos anos por setores conservadores e reacionários da sociedade brasileira, Penna busca oferecer na entrevista algumas hipóteses para compreendermos o fenômeno do ódio ao professor, bem como algumas pistas para apreendermos os fundamentos que movem aqueles setores no combate ao que denominam de doutrinação ideológica de esquerda, e, concluindo, observa a urgência da resistência ao assédio moral feito dos conservadores ereacionários, chamando a atenção para a importância da ampliação do conhecimento crítico sobre o tema.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.