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MANIFESTO DESMEDICALIZANTE E INTERSECCIONAL: "existirmos, a que será que se destina?"

Authors

Keywords:

Medicalização, Interseccionalidade, Despatologização

Abstract

Manifesto desmedicalizante e interseccional escrito pelos/as membros do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, pertencentes à comissão organizadora do V Seminário Internacional A Educação Medicalizada: "existirmos, a que será que se destina?"

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Author Biographies

Fernanda Insfran, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus Santo Antônio de Pádua. Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS/UFRJ). Professora e pesquisadora credenciada ao Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF), desenvolve pesquisas sobre fracasso escolar, medicalização, relações na escola, psicologia escolar e educacional, formação de professores, gênero e diversidade. É líder do Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação (NEIPE/UFF). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Jacqueline de Souza Gomes, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado concluída em Bioética pelo PPGBIOS, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharela em Direito pela Universidade Federal Fluminense, bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Academicamente atua nas seguintes áreas: ética normativa e aplicada; teorias da justiça; perspectivas filosóficas sobre as deficiências; direitos humanos das pessoas com deficiências; ensino e diagnósticos; inclusão, saúde e direitos humanos.

Published

2020-12-23

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How to Cite

Insfran, F., & de Souza Gomes, J. (2020). MANIFESTO DESMEDICALIZANTE E INTERSECCIONAL: "existirmos, a que será que se destina?". Movement - Education Journal, 7(15). Retrieved from https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/43018