Relatos autobiográficos como estratégia de formação continuada para a docência: um estudo de caso

Autores/as

  • Célia Maria Nunes
  • Maria Amália Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.182

Resumen

A atuação da Universidade na formação continuada de professores em exercício emerge cada vez mais de uma demanda contínua que tem sido atendida através de ações e projetos de extensão universitária. Assim, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, temos utilizado como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos (estudo de memória) por parte dos professores em formação, com o fito  de reconstruir a história de sua formação como professor. Os professores identificam a memória de si e de seus pares acerca de seus primeiros tempos de escola, analisando como este passado desempenhou um pale ativo na construção de sua identidade profissional. O trabalho tem nos mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este constitui-se “professor”.

Palavras-chave: formação continuada; relatos autobiográficos como estratégia de formação; trabalho docente.

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Publicado

2013-12-18

Cómo citar

Nunes, C. M., & Cunha, M. A. (2013). Relatos autobiográficos como estratégia de formação continuada para a docência: um estudo de caso. REVISTA MOVIMIENTO, (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.182