RETROCESSOS E CONTRARREFORMA EDUCACIONAL: um ensaio sobre exclusão social em tempo de golpes
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.446Resumen
O ensaio propõe uma análise do processo de contrarreforma da educação implementado pelo governo Temer, entendendo que o golpe de Estado em curso intensificou processos de exclusão das camadas populares e retirada de direitos. O desmonte da educação pública, marcado por forte controle da gestão e do currículo e redução de investimentos, atende a um projeto de país e de educação descomprometidos com a superação das desigualdades socioeconômicas e submisso aos interesses do grande capital, colocando o Brasil em uma posição de subalternidade na divisão internacional do trabalho. Neste trabalho, analisamos o momento atual contrapondo-o com o texto ‘O 18 de Brumário de Luís Bonaparte’ de Karl Marx sobre o golpe de Estado de 1851, na França. Além disso, comparamo-lo brevemente com o golpe de 1964 no Brasil, visando a ampliar nossa reflexão.
Palavras-chave: Reformas educacionais; Exclusão; Identidade.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.