GESTÃO DEMOCRÁTICA E UTOPIA SOCIAL: a gestão da escola pública na perspectiva de uma outra democracia

Autores/as

  • João Carlos de Souza Anhaia Gino
  • Elisangela da Silva Bernado

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.457

Resumen

O objetivo central deste artigo é compreender a gestão democrática da escola pública brasileira a partir da perspectiva da utopia concreta da transformação social. A metodologia assume a abordagem qualitativa da pesquisa social, por meio da análise documental e do levantamento bibliográfico. O estudo concluiu que os mecanismos legais são progressos importantes para a gestão escolar democrática, mas que não a consolidam por completo. A utopia democrática passa a se transformar em um horizonte a ser perseguido por aqueles que acreditam nas capacidades transformadoras da escola.

Palavras-chave: Democracia; Gestão escolar; Transformação social.

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Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Gino, J. C. de S. A., & Bernado, E. da S. (2018). GESTÃO DEMOCRÁTICA E UTOPIA SOCIAL: a gestão da escola pública na perspectiva de uma outra democracia. REVISTA MOVIMIENTO, 5(8), 179-209. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.457