ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SENTIMENTO ATRIBUÍDO À INFÂNCIA E SOBRE O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre avanços e impasses

Autores/as

  • Talita Santana Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.434

Resumen

O presente estudo é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo realizar um resgate histórico da forma como as sociedades reconheceram as especificidades da infância ao longo do tempo. Propõe-se compreender melhor a trajetória de constituição das concepções e das práticas de Educação Infantil, a afirmação da criança como sujeito de direitos na contemporaneidade e, sobretudo, a afirmação da infância como categoria histórica e social, indissociável das relações de produção. Parte-se do princípio de que a inserção concreta das crianças na sociedade, bem como os significados a elas atribuídos, variam segundo as formas de organização social, segundo as classes sociais e aspectos econômicos.

Palavras-chave: Infância; Educação Infantil; Criança.

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Biografía del autor/a

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Pedagoga (pela UNESP) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), câmpus de Marília. Integrante do Grupo de Pesquise NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela
Universidade de Valência-Espanha. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Mestre em Educação pela
FFC-UNESP-Câmpus de Marília. Presidenta do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília
(NUDHUC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na
Educação. Docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar-UNESP-Câmpus de Marília e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Câmpus de Marília.

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Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Maciel, T. S., & Brabo, T. S. A. M. (2018). ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SENTIMENTO ATRIBUÍDO À INFÂNCIA E SOBRE O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre avanços e impasses. REVISTA MOVIMIENTO, 5(8), 313-341. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.434