ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O SENTIMENTO ATRIBUÍDO À INFÂNCIA E SOBRE O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre avanços e impasses
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.434Resumen
O presente estudo é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo realizar um resgate histórico da forma como as sociedades reconheceram as especificidades da infância ao longo do tempo. Propõe-se compreender melhor a trajetória de constituição das concepções e das práticas de Educação Infantil, a afirmação da criança como sujeito de direitos na contemporaneidade e, sobretudo, a afirmação da infância como categoria histórica e social, indissociável das relações de produção. Parte-se do princípio de que a inserção concreta das crianças na sociedade, bem como os significados a elas atribuídos, variam segundo as formas de organização social, segundo as classes sociais e aspectos econômicos.
Palavras-chave: Infância; Educação Infantil; Criança.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.