POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.433Resumen
O ensaio aborda a política curricular da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa possui como questão central conhecer as concepções dos professores de Ciências acerca do Currículo Mínimo (CM) dessa disciplina. Esta análise, aportada na Teoria das Representações Sociais e no Discurso do Sujeito Coletivo, busca explorar os elementos centrais no discurso de 15 docentes sobre do currículo. Os resultados mostram a necessidade de ajustes na implantação do currículo para aproximar os docentes do Currículo Mínimo, o qual propõe desenvolver competências na sala de aula.
Palavras chave: currículo escolar; políticas educacionais; professores.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2018-06-26
Cómo citar
Mota, D., & Lannes, D. R. C. (2018). POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências. REVISTA MOVIMIENTO, 5(8), 342-376. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.433
Número
Sección
Artigo
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.