Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1 - Exige-se o grau de doutor para submissão das contribuições.
  • 2 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 3 - A lista de referências deve observar o limite máximo de 12 itens.
  • 4 - As citações e referências devem ser elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Artigos normalizados segundo as normas da American Psychological Association (APA) serão devolvidos. Sugerimos uma consulta aos exemplos disponíveis na página “Submissões” da revista. Opcionalmente, os PDFs dos artigos publicados na última edição podem ser consultados como referência para a aplicação das normas da ABNT.
  • 5 - O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • 6 - O Orcid iD deve ser informado e validado durante o processo de submissão.
  • 7 - O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • 8 - Um minicurrículo (4 - 5 linhas) do autor deve ser informado durante o processo de submissão.
  • 9 - O link para o Currículo Lattes deve ser informado durante o processo de submissão. Para autores internacionais que não possuam o Lattes, deve ser informado um link para a homepage institucional.
  • 10 - Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • 11 - URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 Aos autores:

Exige-se o grau de doutor para submissão das contribuições. Os artigos e resenhas enviados a Passagens serão submetidos ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc. O Conselho Editorial reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos às dimensões da revista ou ao seu padrão editorial. As notas de rodapé e referências bibliográficas devem ser restritas ao mínimo indispensável. A publicação de um artigo não exprime endosso do Conselho a todas as afirmações feitas pelos autores. Os artigos devem conter entre 20.000 e 50.000 caracteres, com espaços, ficando ao critério dos editores as possibilidades de artigos com um pouco mais ou menos caracteres. Todos os artigos serão submetidos a avaliação de dois pareceristas (duplo cego). Em caso de discordância entre os avaliadores, os artigos serão submetidos a um terceiro avaliador.

Serão avaliados os artigos que observarem rigorosamente estas normas.

Normas:

1.   Como enviar e apresentar os artigos

Convidamos todos os autores a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

1.1.   Os trabalhos deverão ser apresentados em formato eletrônico, processado em Word for Windows, ou RTF;

1.2.   Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5;

1.3.   Margens: superior 2 cm; esquerda 2cm; inferior 2cm; direita 2 cm.

1.4.   Utilizar negrito para títulos e subtítulos, e itálico para títulos de livro e palavras estrangeiras;

1.5.   Os trabalhos devem incluir:

  • título na língua corrente do artigo (português, espanhol, inglês ou francês);
  • nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es);
  • dados curriculares resumidos do(s) autor(es);
  • endereço completo e e-mail;
  • Todos os autores do artigo deverão estar cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) o qual é um identificador digital  persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o  DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. O cadastro deverá ser feito através do link: http://orcid.org/
  • resumo na língua da escrita original (português, espanhol, inglês ou francês). O resumo deverá trazer um texto entre 100 e 250 palavras.
  • palavras-chave (máximo de 5) – na língua da escrita original (português, espanhol, inglês ou francês).

Obs.: os dados do autor (nome, afiliação institucional, endereço, e-mail, nº do ORCID) não devem constar no artigo. Estes serão inseridos no Passo 3 da submissão online.

1.6.   As notas de rodapé deverão ser incluídas no final da página, ordenadas por algarismos arábicos; fonte arial 10. Não é permitido o uso de notas de referências. Estas serão incluídas em uma lista ao final do artigo;

1.7.    As páginas do artigo não deverão ser numeradas;

1.8.    Os autores devem enviar, como documento suplementar (Passo 2 da submissão online), uma carta responsabilizando-se pelos aspectos éticos do artigo, assim como por sua autoria. Na carta também deve constar que o autor está ciente de que, ao ser enviado, o artigo não pode estar tramitando junto a outro periódico ou publicação (ver modelo abaixo);

 

2. Citações

2.1.    As citações literais até 3 linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto; as citações literais a partir de 4 linhas devem estar separadas do texto, com letra menor que a do texto utilizado, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda.

2.2.   As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2023 da ABNT.

Exemplos: (Ginzburg, 1989, p. 15)

(Oliveira, 2003, p. 21-36)

(Neder; Cerqueira Filho, 1997)

(Brasil, 1986, p. 4)

(Dye, 2009, p. 117)

         

3.   Referências (somente as citadas no corpo do texto): deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023:2002 da ABNT. A lista de referências deve observar o limite máximo de 12 itens. Exemplo:

          a.   Artigo em periódico científico:

CERQUEIRA FILHO, Gisálio.  Euclides da Cunha e a psicopatologia: um indício para abdução. Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 11. n. 3, p. 380-391, 2008.

          b.  Capítulo de Livro:

BATISTA, Vera Malaguti. O medo na história do direito penal brasileiro. In: NEDER, Gizlene (Org.). História & Direito: jogos de encontros e transdisciplinaridadeRio de Janeiro: Revan, 2007. p.141-148.

          c.  Livro (1 autor):

NEDER, Gizlene. As reformas políticas dos 'homens novos": (Brasil Império: 1830-1889). Rio de Janeiro: Revan, 2016.

            (até 3 autores)

CHATELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER, Evelyne. Dicionário das obras políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

            (mais de 3 autores)

MICHILES, Carlos et al. Cidadão constituinte: a saga das emendas populares. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

          d.  Tese ou Dissertação:

SILVA, Daniella Amaral Diniz da. Alteridade e idéia de nação na passagem à modernidade: o círculo Rio Branco no Brasil -“Ubique Patriae Memor’. 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

 

  • Artigo de jornal

FRAGA, C. Avaliar é preciso. Correio Brasiliense, Brasília, DF, 8 maio 2004. Opinião, p. 19.

  • Documentos jurídicos

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 16 jun. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 17 jun. 2017.

  • Documentos eletrônicos

QUEIRÓS, E. de. A relíquia. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.uso.br/textos/autores/ecadequiros/reliquia-texto.html. Acesso em: 2 maio 2002.

  • Trabalho apresentado em evento

BARCELLOS, Daniela Silva Fontoura de; SGANZERLA, Rogério. O papel dos atos institucionais na privação de garantias fundamentais durante o período da ditadura militar no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEPODI, 4., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: FEPODI, 2015. p. 115-123. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/24027. Acesso em: 20 mar. 2019.

 

4. Sobre os conteúdos 

4.1      A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos é daqueles que os escrevem;

4.2     O Conselho Editorial de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica se reserva o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para adaptar os mesmos às normas e às suas possibilidades editoriais. E em casos de eventuais modificações substanciais, essas serão solicitadas aos autores;

4.3      É permitida a reprodução dos artigos desde que conste que foram originalmente publicados em Passagens;

 

5. Periodicidade e prazo para a apresentação do material à revista

5.1     Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica mantém uma periodicidade quadrimestral (janeiro, maio e setembro) e recebe artigos em fluxo contínuo.

 

6. Seleção de material

6.1 Avaliam-se a originalidade e relevância do tema, a qualidade da metodologia utilizada, clareza do texto e adequação às normas de editorias da Revista;

6.2 Todo o material é submetido e revisado por pelo menos dois pareceristas anônimos (duplo cego). A estimativa de conclusão do processo de avaliação dos artigos enviados é de seis meses. A editoria da revista enviará aos autores as recomendações dos avaliadores.

6.3 O material enviado à Revista deve ser inédito, não podendo ter sido publicado anteriormente.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.