O Brasil na vitrine da Fifth Avenue: A atuação do Escritório de Informações Brasileiras nos EUA 1935 – 1945
DOI:
https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179107Palavras-chave:
Propaganda externa, governo Vargas, escritório de informações, revista Brazil TodayResumo
O governo Getúlio Vargas ( 1930 a 1945), mormente autoridades ligadas ao Itamaraty e ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, ao perceber a deficiência do Brasil em ser bem-visto no exterior, promoveu uma série de ações de propaganda nos EUA, com objetivo de criar uma atmosfera favorável aos interesses brasileiros, tanto no aspecto comercial - com foco no incremento da pauta de exportações, afetada pela crise de 1929 -, quanto no político, como ferramenta de luta contra a Argentina pela liderança regional. Nesse sentido, vários órgãos desempenharam a propaganda brasileira nos EUA, tais como: representações diplomáticas, escritórios de Informações no exterior, secções do Departamento Nacional do Café, delegacias do Tesouro Nacional, dentre outros. Destarte, este artigo analisa a atuação do Escritório de Informações Brasileiras no Exterior na difusão da propaganda do Brasil nos EUA, principalmente por meio da publicação da revista Brazil Today.
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- 2024-03-10 (2)
- 2017-01-27 (1)
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