A busca pela identidade transnacional no pensamento de António Sardinha e Gilberto Freyre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012105

Palavras-chave:

hispanismo, lusotropicalismo, transnacionalidade, salazarismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar análises sobre as relações de continuidade e tensões existentes entre o hispanismo dos intelectuais ibéricos, com ênfase ao mentor do Integralismo Lusitano António Sardinha, e o lusotropicalismo de Gilberto Freyre. Deste modo, apresenta-se os diferentes projetos sustentados por portugueses (integralistas lusitanos e, posteriormente, do salazarismo) e Gilberto Freyre a partir das propostas de uma aliança ibero-americana e, além disso, a criação de uma narrativa de continuidade e herança civilizacional gerada pelos países ibéricos e perpetuada pelos latino-americanos, em destaque em nossas análises ao Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Cazetta, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

É professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) nas áreas de História Moderna e Contemporânea. Possui graduação em Historia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (2009), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: integralismo, integralismo lusitano, Ação Integralista Brasileira, autoritarismo e teoria. 

Laurindo Mekie Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Graduado em historia na Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes (1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2001), doutorado em historia pela Universidade de São Paulo/USP (2007) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa CAPES (2016). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduacao em História/PPGH e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS, ambos da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Cazetta, F., & Pereira, L. M. (2020). A busca pela identidade transnacional no pensamento de António Sardinha e Gilberto Freyre. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 12(1), 84-105. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012105