Urbanização e crescimento da cidade de Juiz de Fora: Aspectos político-criminais na transição do século XIX para o XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202113208

Palavras-chave:

crescimento urbano, violência, punição, Juiz de Fora, criminologia crítica

Resumo

Este artigo enfoca o processo de urbanização e de crescimento da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, durante a transição do século XIX para o XX. Problematizamos a relação entre esse processo, marcado por uma ideologia desenvolvimentista e elitista, e a construção do arcabouço político-criminal e punitivo levado à cabo no município.  Observamos, a partir do diálogo de pesquisas históricas sobre a cidade e de marcos teóricos da criminologia crítica, as linhas que conectam os processos de urbanização e de desenvolvimento e a economia punitiva durante o período estudado, além de seus reflexos sociais e criminais ao longo da história da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cristina Carmo Rodrigues Brandão, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Professora Adjunta de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na Universität Greisfswald (Alemanha) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  É coordenadora do NEPCrim (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da UFJF).

Mário José Bani Valente, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Mestrando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense, com bolsa CAPES. Bacharel em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com período sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade do Porto - Portugal (FDUP). Pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) e ao PSICOCULT - Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura. 

Lívia Calderaro Garcia , Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Advogada.

Naiara Marques de Britto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Bolsista do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais (NEPCrim)

Pedro Rivello da Costa Guimarães , Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2021-05-31 — Atualizado em 2023-03-07

Versões

Como Citar

Brandão, E. C. C. R. ., Valente, M. J. B. ., Garcia , L. C., Britto, N. M. de, & Guimarães , P. R. da C. (2023). Urbanização e crescimento da cidade de Juiz de Fora: Aspectos político-criminais na transição do século XIX para o XX. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 13(2), 328-364. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202113208 (Original work published 31º de maio de 2021)