LITURATERRA [Entrevista: 2024, 3] A política contra o destino: o modo de pensar as alternativas

Autores

  • Roberto Mangabeira Unger Harvard University, Cambridge, MA, USA
  • Carlos Sávio Gomes Teixeira Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8877-5537

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416310

Resumo

O filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger, professor da Universidade de Harvard (EUA), há mais de quarenta anos, apresenta e discute nesta entrevista a sua perspectiva sobre a política. Nela, aborda elementos de sua teoria social e política que encontra no tratamento das questões institucionais, de forma original e diferente dos institucionalismos convencionais, um de seus pontos altos. Inicia definindo a distinção entre direita e esquerda nas circunstâncias contemporâneas. Define os tipos possíveis de política. Trata de conceitos fundamentais de sua teoria das alternativas institucionais, explicando a natureza de sua proposta experimentalista. Aborda a organização dos poderes com ênfase distinta daquela dominante na reflexão ocupada com as instituições políticas, sempre focadas acriticamente no tema da estabilidade, e propõem que o objetivo maior da política é prover transformações estruturais. Defende que o regime democrático deve ter o seu centro de gravidade voltado às maiorias e não às minorias. E sugere que a causa central da crise atual das sociedades democráticas é de natureza programática: ainda não fomos capazes de remover os escombros da socialdemocracia falida. O tema geral discutido foi um novo modelo institucional que possibilite as sociedades liberais superarem o beco sem saídas em que se encontram. A entrevista ocorreu em 22 de maio de 2022, no distrito de Araras, município de Petrópolis (RJ).   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Mangabeira Unger, Harvard University, Cambridge, MA, USA

Professor da Law School da Universidade de Harvard (EUA) e autor de mais de duas dezenas de livros sobre Filosofia, Teoria Social, Direito, Economia e Política. Foi Ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula (2007-2009) e Dilma (2015). Entre suas obras publicadas recentemente no Brasil constam A Religião do Futuro e O que a Esquerda Deve Propor, ambas pela Editora Leya.

Carlos Sávio Gomes Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Carlos Sávio G. Teixeira é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente coordena o seu Programa de Pós-Graduação (PPGCP). Estuda o pensamento político contemporâneo, nele incluído o pensamento brasileiro.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Unger, R. M., & Teixeira, C. S. G. (2024). LITURATERRA [Entrevista: 2024, 3] A política contra o destino: o modo de pensar as alternativas. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 16(3), 505-522. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416310