LITURATERRA [Entrevista: 2024, 3] A política contra o destino: o modo de pensar as alternativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416310

Resumo

O filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger, professor da Universidade de Harvard (EUA), há mais de quarenta anos, apresenta e discute nesta entrevista a sua perspectiva sobre a política. Nela, aborda elementos de sua teoria social e política que encontra no tratamento das questões institucionais, de forma original e diferente dos institucionalismos convencionais, um de seus pontos altos. Inicia definindo a distinção entre direita e esquerda nas circunstâncias contemporâneas. Define os tipos possíveis de política. Trata de conceitos fundamentais de sua teoria das alternativas institucionais, explicando a natureza de sua proposta experimentalista. Aborda a organização dos poderes com ênfase distinta daquela dominante na reflexão ocupada com as instituições políticas, sempre focadas acriticamente no tema da estabilidade, e propõem que o objetivo maior da política é prover transformações estruturais. Defende que o regime democrático deve ter o seu centro de gravidade voltado às maiorias e não às minorias. E sugere que a causa central da crise atual das sociedades democráticas é de natureza programática: ainda não fomos capazes de remover os escombros da socialdemocracia falida. O tema geral discutido foi um novo modelo institucional que possibilite as sociedades liberais superarem o beco sem saídas em que se encontram. A entrevista ocorreu em 22 de maio de 2022, no distrito de Araras, município de Petrópolis (RJ).   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Mangabeira Unger, Harvard University, Cambridge, MA, USA

    Professor da Law School da Universidade de Harvard (EUA) e autor de mais de duas dezenas de livros sobre Filosofia, Teoria Social, Direito, Economia e Política. Foi Ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula (2007-2009) e Dilma (2015). Entre suas obras publicadas recentemente no Brasil constam A Religião do Futuro e O que a Esquerda Deve Propor, ambas pela Editora Leya.

  • Carlos Sávio Gomes Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

    Carlos Sávio G. Teixeira é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente coordena o seu Programa de Pós-Graduação (PPGCP). Estuda o pensamento político contemporâneo, nele incluído o pensamento brasileiro.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

LITURATERRA [Entrevista: 2024, 3] A política contra o destino: o modo de pensar as alternativas. (2024). Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 16(3), 505-522. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416310