Ensinando Química em uma escola prisional por meio de uma sequência didática sobre ácidos e bases

Autori

  • J. J. Moraes
  • B. F. dos Santos

Abstract

O desafio de ensinar Química na educação prisional pode ser enfrentado aproximando os conhecimentos prévios dos estudantes dos conhecimentos científicos. Neste artigo, apresentamos uma sequência didática para o ensino de ácidos e bases em uma unidade prisional, pautada pela aproximação entre os dois tipos de conhecimento. Por meio da análise da densidade lexical/informacional e dos aspectos do conhecimento químicos nas respostas escritas pelos estudantes a questionários, avaliamos a contribuição da sequência didática para a apropriação dos conceitos e da linguagem química. Os resultados evidenciaram a aquisição da linguagem científica pelos estudantes, mas também indicaram a persistência de algumas concepções prévias sobre ácidos e bases, expressadas pelo nível fenomenológico do conhecimento químico nas respostas escritas. Baseados na avaliação dessa sequência didática,reforçamos a importância de o ensino de Química para o público da EJA e da educação prisional estabelecer o diálogo entre as diferentes formas de conhecimento em sala de aula.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-04-14