Ensinando Química em uma escola prisional por meio de uma sequência didática sobre ácidos e bases
Resumo
O desafio de ensinar Química na educação prisional pode ser enfrentado aproximando os conhecimentos prévios dos estudantes dos conhecimentos científicos. Neste artigo, apresentamos uma sequência didática para o ensino de ácidos e bases em uma unidade prisional, pautada pela aproximação entre os dois tipos de conhecimento. Por meio da análise da densidade lexical/informacional e dos aspectos do conhecimento químicos nas respostas escritas pelos estudantes a questionários, avaliamos a contribuição da sequência didática para a apropriação dos conceitos e da linguagem química. Os resultados evidenciaram a aquisição da linguagem científica pelos estudantes, mas também indicaram a persistência de algumas concepções prévias sobre ácidos e bases, expressadas pelo nível fenomenológico do conhecimento químico nas respostas escritas. Baseados na avaliação dessa sequência didática,reforçamos a importância de o ensino de Química para o público da EJA e da educação prisional estabelecer o diálogo entre as diferentes formas de conhecimento em sala de aula.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 J. J. Moraes, B. F. dos Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.