Ensinando Química em uma escola prisional por meio de uma sequência didática sobre ácidos e bases
Resumo
O desafio de ensinar Química na educação prisional pode ser enfrentado aproximando os conhecimentos prévios dos estudantes dos conhecimentos científicos. Neste artigo, apresentamos uma sequência didática para o ensino de ácidos e bases em uma unidade prisional, pautada pela aproximação entre os dois tipos de conhecimento. Por meio da análise da densidade lexical/informacional e dos aspectos do conhecimento químicos nas respostas escritas pelos estudantes a questionários, avaliamos a contribuição da sequência didática para a apropriação dos conceitos e da linguagem química. Os resultados evidenciaram a aquisição da linguagem científica pelos estudantes, mas também indicaram a persistência de algumas concepções prévias sobre ácidos e bases, expressadas pelo nível fenomenológico do conhecimento químico nas respostas escritas. Baseados na avaliação dessa sequência didática,reforçamos a importância de o ensino de Química para o público da EJA e da educação prisional estabelecer o diálogo entre as diferentes formas de conhecimento em sala de aula.
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Copyright (c) 2021 J. J. Moraes, B. F. dos Santos
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