Politica Editorial
Acesso Aberto
A revista do LabDGE adota o modelo de acesso aberto e publica todos os artigos gratuitamente, sem cobrança de taxas de assinatura ou de acesso. A revista do LabDGE incentiva a disseminação dos artigos por meio de repositórios de acesso aberto, redes sociais e outros meios de comunicação.
Avaliação de artigos
Todos os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois revisores, do comité editorial ou ad hoc, que serão selecionados de acordo com sua área de expertise. O processo de avaliação será duplo-cego, ou seja, os autores e revisores não terão suas identidades reveladas.
Critérios de avaliação
Os artigos serão avaliados considerando os seguintes critérios: originalidade, relevância, rigor científico e clareza na apresentação dos resultados e argumentos.
Frequência de publicação
A revista será publicada em fluxo contínuo, com a possibilidade de publicação de edições temáticas e produções do Laboratório de Pesquisa.
Política de Direitos Autorais
A revista do LabDGE adotará uma política de direitos autorais que respeita os direitos dos autores e os direitos de reutilização de terceiros. Os autores reterão o direito autoral de seus artigos e serão solicitados a conceder uma licença não exclusiva à revista do LabDGE para publicação e distribuição online. Os usuários terão permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular ao texto completo dos artigos da revista do LabDGE sem cobrança de taxa ou permissão especial, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor e à fonte. De acordo com a definição da licença creative commons atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Declaração de Conflito de Interesse
Os autores deverão declarar qualquer conflito de interesse potencial ou real que possa influenciar a interpretação dos resultados ou afetar a credibilidade do artigo. Os revisores também devem informar sobre possíveis conflitos de interesse em relação aos artigos que avaliam. A revista do LabDGE se reserva o direito de solicitar mais informações sobre possíveis conflitos de interesse.
Ética na Pesquisa:
A revista segue as normas de ética e conduta editorial do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seguindo também o rigor das diretrizes éticas para pesquisa em saúde da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e da Declaração de Helsinque. Os autores serão solicitados a declarar a conformidade ética da pesquisa em que o artigo se baseia e, quando necessário, enviar o parecer do comitê de ética responsável.
Retrações e Correções
A revista do LabDGE adotará as políticas de Retração e Correções do COPE (Committee on Publication Ethics) e da COPE Flowcharts para orientar as decisões editoriais em relação a retratações e correções. Em caso de retratação ou correção, a revista do LabDGE seguirá o processo de notificação adequado, com a devida correção em todas as plataformas em que o artigo foi publicado
Política anti plágio:
A revista do LabDGE adota uma política rigorosa contra o plágio, utilizando ferramentas de detecção para identificar possíveis casos. Todos os artigos submetidos serão analisados para identificar qualquer tipo de plágio, incluindo autoplágio.
Privacidade e Proteção de Dados
A revista do LabDGE adotará as políticas de privacidade e proteção de dados da General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia.,. Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços aqui prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os autores serão informados sobre quais informações pessoais serão coletadas e como elas serão usadas.
Arquivamento
A revista do LabDGE utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite que eles criem arquivos permanentes de periódicos para preservação e restauração.