Sistema de Gestão de coleta seletiva em condomínios residenciais e treinamento ambiental, visando destinar corretamente os resíduos sólidos para a cadeia da reciclagem.

Autores

  • Eliane Monteiro de Almeida Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
  • Mario Antonio Ribeiro Dantas Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i61.a10245

Resumo

O presente artigo visa conscientizar os síndicos dos condomínios residências da Associação da Selva de Pedra, Leblon, Rio de Janeiro - RJ, sobre a importância de se praticar a coleta seletiva.

Este estudo apresenta a importância da aplicação da Lei Estadual 6.408/13, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), que obriga todas as edificações residenciais com mais de três andares a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo. Este sistema de gestão tem como resultados: compartilhamento da coleta seletiva, logística reversa, promoção de emprego e renda (cooperativas), conformidade com as leis ambientais vigentes e sustentabilidade. Mediante o exposto, o objetivo principal deste estudo é analisar, através de um estudo de caso com pesquisa de campo, a implantação de um sistema de gestão e informação de dados que é desenvolvida pela empresa Util eco.

Os resultados da pesquisa mostraram que embora alguns síndicos, já tenham conhecimento da Lei 6.408/13, a gestão da coleta seletiva nos condomínios residenciais ocorre de forma desorganizada comprometendo assim o ciclo da logística reversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Monteiro de Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

Eliane Monteiro de Almeida, docente na Faculdade Senac - RJ, Mestranda no Mestrado em Administração - PPGAd - UFF Universidade Federal Fluminense, linha de pesquisa em Administração Brasileira, Pós-Graduação; Lato Sensu; - MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Pós-Graduação; Lato Sensu Especialização em Marketing no Mercado Globalizado pela UCAM - Universidade Candido Mendes e Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Faculdade da Cidade - RJ. Curso de Aperfeiçoamento em PDD (Programa de Desenvolvimento Docente) - EAD - Unidade de Ensino a Distância SENAC. Docente participante do NDE SENAC Núcleo Docente Estruturante. Leciona atualmente na graduação tecnológica do SENAC nas disciplinas de Gestão de Marketing & Vendas; Empreendedorismo e Inovação, Estratégias de Negócios na Internet, e Elaboração e análise de Projetos (metodologia Project Model CANVAS e PROJECT Basic Methodware - certificação Profs. Carlos Magno e José Finoccio - FGV). Orientou diversos projetos integradores de conclusão de curso dos alunos da graduação tecnológica da faculdade Senac - RJ. Presta consultorias e leciona para as áreas de administração, gestão ambiental empresarial, planejamento estratégico, marketing, eventos, gerenciamento de projetos, empreendedorismo e inovação. Principais Realizações Profissionais: Desenvolveu em 2013-14 em parceria com a Util e-business Solutions e a Util eco um projeto de Gestão de Resíduos Sólidos num estudo de caso sobre um sistema de gestão de coleta seletiva para condomínios residenciais e treinamento ambiental. Implementou o portal de compras na internet www.confrariavirtual.com.br em novembro de 2010. Implantou novos processos de serviços na área de marketing e vendas (eventos) da holding BFG Brasil Foodservice Group (marcas Porcão, Porcão Gourmet e Garcia & Rodrigues). 2006-2000 trabalhou na empresa aérea VARIG na Gerência Geral de Comunicação, Publicidade e Propaganda. Dupla Nacionalidade brasileira e portuguesa.


Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, Diretor das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis , Empreendedorismo e Gestão; Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Euclides da Cunha; Pós-doutor em Gestão do Conhecimento pela UFRJ/Harvard Business School; Master Executive pelo MIT/SLOAN; participou do projeto RITLA/UNCTAD de Inclusão Digital no Brasil ? América Latina; é Doutor em Gestão Tecnológica pela COPPE/UFRJ; Mestre em Ciências em Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ; atuou como Presidente da Comissão de Petróleo e Gás da CAERJ , Camara de Comércio do Estado do RJ; atuou como Assistente Executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Gerente de Planejamento e Avaliação em RH da PETROBRAS; Gerente de Desenvolvimento Gerencial e da Gestão Empresarial da Universidade PETROBRAS; Professor Associado da UFF/Departamento de Administração; Coordenador do MBA em Logística pela UFF/Administração; Orientou mais de 80 monografias, dissertações de mestrado e teses doutorado; Participou em mais de 200 bancas de final de curso, de mestrado e de doutorado; Fundador do GIGCI - Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação; Autor e co-autor de mais de 120 artigos, publicados no país e exterior. Autor e/ou Organizador dos livros: Gestão do Conhecimento e Inovação nas Empresas, Ed. Qualitymark, 2011; Administração Elementos Essenciais, Ed. Atlas, 2010; Gestão Empresarial, QualityMark, RJ, 2006., Gestão do Conhecimento, IBPI, RJ, 2001; Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial, E-Papers/UFF, RJ, 2000; Information Technology in the 21st Century: Managing the Change, editado pelo WIT - Inglaterra, 1996; Tecnologia de Informação e Mudanças Organizacionais, IBPI/COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 1995.

Mario Antonio Ribeiro Dantas, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.

Mario Dantas é Professor Titular do Departamento de Informática e Estatística (INE), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), no Centro Tecnológico (CTC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com doutorado em Ciência da Computação pela University of Souhtampton (UK), estágio pós-doutoral e visiting professor na University of Western Ontario (Canada). O Professor Dantas é autor de três livros e inúmeros artigos científicos publicados no Brasil, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Croacia, Estados Unidos, Finlândia, França,Grécia, Holanda, Inglaterra, Italia, Marrocos, México, Portugal, Rússia, Suíça, Tailândia e Tunísia nas áreas de redes de computadores, computação móvel e computação paralela e distribuída de alto desempenho. Em adição aos artigos, tem treze capítulos em livros editados nos Alemanha, Canadá, EUA, Holanda e Inglaterra sobre os tópicos de computação distribuída. Estes trabalhos renderam três prêmios internacionais e três nacionais. Mario Dantas foi Professor da Universidade de Brasília (UnB), além de ter trabalhado por mais de dez anos na Petrobrás (Departamento de Produção) e no Centro Tecnológico do Exército (Ctex), no suporte a ambientes de rede e ao desenvolvimento de aplicações distribuídas. Na UFSC têm atuado nos programas de Pos-Graduação de Ciência da Computação (PPGCC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), cursos de especialização e graduação. Prof. Dantas já orientou inúmeros trabalhos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em tópicos relativos à área de sistema de computação. Em adição, o Prof. Dantas tem atuado como consultor em diferentes projetos de pesquisa com a indústria nas áreas de redes, sistemas distribuídos, ambientes de alto desempenho e Internet of Things (IoT).

Downloads

Publicado

2016-07-27