Sistema de Gestão de coleta seletiva em condomínios residenciais e treinamento ambiental, visando destinar corretamente os resíduos sólidos para a cadeia da reciclagem.
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i61.a10245Résumé
O presente artigo visa conscientizar os síndicos dos condomínios residências da Associação da Selva de Pedra, Leblon, Rio de Janeiro - RJ, sobre a importância de se praticar a coleta seletiva.
Este estudo apresenta a importância da aplicação da Lei Estadual 6.408/13, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), que obriga todas as edificações residenciais com mais de três andares a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo. Este sistema de gestão tem como resultados: compartilhamento da coleta seletiva, logística reversa, promoção de emprego e renda (cooperativas), conformidade com as leis ambientais vigentes e sustentabilidade. Mediante o exposto, o objetivo principal deste estudo é analisar, através de um estudo de caso com pesquisa de campo, a implantação de um sistema de gestão e informação de dados que é desenvolvida pela empresa Util eco.
Os resultados da pesquisa mostraram que embora alguns síndicos, já tenham conhecimento da Lei 6.408/13, a gestão da coleta seletiva nos condomínios residenciais ocorre de forma desorganizada comprometendo assim o ciclo da logística reversa.