Green Logistics e Green Marketing como Práticas Sustentáveis

Autores

  • Ademor Fabio Basso Júnior Universidade de Caxias do Sul
  • Edvania Rocha Rodrigues Universidade de Caxias do Sul
  • Juliana Triches Faculdade de Tecnologia TECBrasil
  • Jean Ricardo Coleti Stock da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Vandoir Welchen Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patrícia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i63.a10247

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a produção científica nacional e internacional sobre Green Logistics e Green Marketing no período de 2010 a 2014. As revistas selecionadas para a pesquisa foram, revista brasileira RAE – Revista de Administração de Empresas e a revista The International Journal of Productivity and Performance Management. A escolha das revistas seguiu como critério a relevância dos temas pesquisados e a quantidade de artigos encontrados sobre os temas. Após realizada a pesquisa com os periódicos das revistas citadas, foram encontrados e analisados 15 artigos sobre os assuntos pesquisados. A metodologia utilizada na pesquisa possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, o procedimento técnico utilizado foi a revisão bibliográfica, em que foram analisados os artigos das revistas que abordavam o assunto pesquisado. Através da literatura internacional foi possível perceber a necessidade de estudos para verificar lacunas entre mercado e demanda de Green Logistic, bem como suas implicações práticas. Sobre Green Marketing é verificado a necessidade de se adequar e consumir corretamente os produtos, também é notada a dificuldade de se estabelecer estratégias e adequar os custos para as novas demandas específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademor Fabio Basso Júnior, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Administração de Empresas e Negócios pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Competências e Coaching pela Faculdade da Serra Gaúcha (2014) e Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade da Serra Gaúcha (2012). Profissional com experiência e atuação em diversos subsistemas de Recursos Humanos, com especialização em Remuneração e atuação em: Cargos e Salários, Benefícios, Avaliação de Desempenho, Comprometimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento (Indivíduo e Organização).

Edvania Rocha Rodrigues, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Especialização em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (2008), MBA em Produção e Logística pela Universidade do Vale dos Sinos (2010), Mestrado em Administração, linha de pesquisa Inovação pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Atuação profissional, gestora de uma empresa de pequeno porte do setor metalmecânico. Atuação docente: professora do curso técnico em Contabilidade, técnico em Finanças e Técnico em Logística na Escola Técnica ESP (2010-2013). Disciplinas ministradas, Contabilidade III, Logística Internacional, Logística Reversa, Logística Organizacional, Processos de Aquisição, Gestão Financeira, Introdução à Logística, Planejamento Financeiro aplicado à Logística, Tecnologia aplicada à Logística, Trabalho de Conclusão de Curso - orientação de TCC.

Juliana Triches, Faculdade de Tecnologia TECBrasil

Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior. Atualmente trabalha no setor de suprimentos, importação e logística da empresa Diferro Aços Especiais Ltda, é pós-graduada em Gestão da Produção e Logística e pós-graduanda em Gestão e Docência do Ensino Superior.

Jean Ricardo Coleti Stock da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente é auxiliar de regulação médica da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração

Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Iniciação Científica, Projeto de Pesquisa Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade nas Empresas Líderes do Brasil, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul - UCS (PPGA-UCS). Estudante de Bacharelado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do curso de Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo.

Pelayo Munhoz Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Downloads

Publicado

2016-11-30