Núm. 63 (2016): GREEN LOGISTICS E GREEN MARKETING COMO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a produção científica nacional e internacional sobre Green Logistics e Green Marketing no período de 2010 a 2014. As revistas selecionadas para a pesquisa foram, revista brasileira RAE – Revista de Administração de Empresas e a revista The International Journal of Productivity and Performance Management. A escolha das revistas seguiu como critério a relevância dos temas pesquisados e a quantidade de artigos encontrados sobre os temas. Após realizada a pesquisa com os periódicos das revistas citadas, foram encontrados e analisados 15 artigos sobre os assuntos pesquisados. A metodologia utilizada na pesquisa possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, o procedimento técnico utilizado foi a revisão bibliográfica, em que foram analisados os artigos das revistas que abordavam o assunto pesquisado. Através da literatura internacional foi possível perceber a necessidade de estudos para verificar lacunas entre mercado e demanda de Green Logistic, bem como suas implicações práticas. Sobre Green Marketing é verificado a necessidade de se adequar e consumir corretamente os produtos, também é notada a dificuldade de se estabelecer estratégias e adequar os custos para as novas demandas específicas.

Palavras-chave: Green Logistics; Green Marketing; Sustentabilidade; Meio Ambiente.

Publicado: 2016-11-30

Artigos

  • Green Logistics e Green Marketing como Práticas Sustentáveis

    Ademor Fabio Basso Júnior, Edvania Rocha Rodrigues, Juliana Triches, Jean Ricardo Coleti Stock da Silva, Vandoir Welchen, Paula Patrícia Ganzer, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Munhoz Olea
    DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i63.a10247