Relate ou Explique para os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável: Comportamento e Motivos Apresentados pelas Empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i93.45499

Resumo

Em 2015, 193 Estados-membros da ONU adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O documento define os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e delineia um plano para a comunidade internacional. A atuação das empresas, governos e cidadãos é vital para a consecução da Agenda 2030, seja avaliando o impacto de sua atuação ou estabelecendo metas e comunicando os seus resultados com transparência. Com o intuito de desenvolver o mercado de capitais no Brasil e promover a adoção progressiva de práticas de evidenciação socioambiental, a [B]³ promoveu desde 2017 a iniciativa “Relate ou Explique para os ODS”. A pesquisa tem como objetivo conhecer o comportamento das empresas em relação a esta iniciativa e os motivos apresentados por aquelas que não publicaram Relatório de Sustentabilidade ou Integrado levando em conta os ODS, mas participaram da mesma nos anos de 2017 e 2018. O presente trabalho se sustenta na pesquisa de Vasconcelos, Manzi e Pimentel (2016) e caracteriza-se em relação aos objetivos como uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando a análise documental e de conteúdo das bases de dados e press releases divulgados pela [B]³ no website da iniciativa “Relate ou Explique”.  Os resultados apontam como principais motivos a intenção ou avaliação da possibilidade de relatar no futuro, a não priorização de relato por parte da companhia e os custos para relatar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Cristina Campos Sato, UFSC

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Graduadahashhas em nível de Especialização Lato Sensu em Auditoria e Perícia Contábil e MBA em Administração, Contabilidade e Economia (Unibf) Graduada em Ciências Contábeis (UFSC) e Bacharel em Artes Plásticas (UDESC). Servidora pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Denize Minatti Ferreira, UFSC

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UFSC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGC/UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC). Atuação em gestão, contabilidade ambiental e sustentabilidade, pesquisa e ensino em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2021-02-01