Relate ou Explique para os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável: Comportamento e Motivos Apresentados pelas Empresas

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i93.45499

Résumé

Em 2015, 193 Estados-membros da ONU adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O documento define os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e delineia um plano para a comunidade internacional. A atuação das empresas, governos e cidadãos é vital para a consecução da Agenda 2030, seja avaliando o impacto de sua atuação ou estabelecendo metas e comunicando os seus resultados com transparência. Com o intuito de desenvolver o mercado de capitais no Brasil e promover a adoção progressiva de práticas de evidenciação socioambiental, a [B]³ promoveu desde 2017 a iniciativa “Relate ou Explique para os ODS”. A pesquisa tem como objetivo conhecer o comportamento das empresas em relação a esta iniciativa e os motivos apresentados por aquelas que não publicaram Relatório de Sustentabilidade ou Integrado levando em conta os ODS, mas participaram da mesma nos anos de 2017 e 2018. O presente trabalho se sustenta na pesquisa de Vasconcelos, Manzi e Pimentel (2016) e caracteriza-se em relação aos objetivos como uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando a análise documental e de conteúdo das bases de dados e press releases divulgados pela [B]³ no website da iniciativa “Relate ou Explique”.  Os resultados apontam como principais motivos a intenção ou avaliação da possibilidade de relatar no futuro, a não priorização de relato por parte da companhia e os custos para relatar. 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Sílvia Cristina Campos Sato, UFSC

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Graduadahashhas em nível de Especialização Lato Sensu em Auditoria e Perícia Contábil e MBA em Administração, Contabilidade e Economia (Unibf) Graduada em Ciências Contábeis (UFSC) e Bacharel em Artes Plásticas (UDESC). Servidora pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Denize Minatti Ferreira, UFSC

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UFSC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGC/UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC). Atuação em gestão, contabilidade ambiental e sustentabilidade, pesquisa e ensino em Contabilidade.

##submission.downloads##

Publiée

2021-02-01