Uma experiência de gestão do conhecimento no programa de formação da Petrobras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i99.65172

Resumo

Este artigo explora a gestão do conhecimento no contexto contemporâneo, destacando sua importância para a geração de valor e competitividade organizacional. Foca-se no programa de formação de novos empregados da Petrobras, que desempenha um papel crucial na construção de uma cultura organizacional forte e na disseminação dos valores corporativos. Através de uma revisão bibliográfica, análise de documentos internos e entrevistas, o estudo descreve a experiência inicial dos novos admitidos na Universidade Petrobras e o impacto do programa de formação na adaptação e desenvolvimento de competências. A formação inclui módulos de ambientação que abrangem gamificação, diversidade, equidade e inclusão, com destaque para eventos focados em equidade racial e gênero, além de sensibilização sobre direitos humanos para a comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCD). O artigo conclui que essas iniciativas não apenas promovem a inclusão e o respeito, mas também são essenciais para a perpetuação de uma cultura organizacional robusta e para o desenvolvimento sustentável da companhia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Lemos Oliveira, Coppe

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Implementação de Empreendimentos pela FIA-USP. É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. Engenheiro Mecânico pela UERJ. Profissional de Nível Superior (Engenheiro de Equipamentos) Master da Universidade Petrobras. Ocupou as funções de Coordenador de Conteúdo Local para Projetos de Gás e Energia na Estrutura Corporativa da Diretoria de Engenharia Tecnologia e Materiais, Gerente Setorial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Estrutura Corporativa da Diretoria de Engenharia Tecnologia e Materiais, Gerente Setorial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Engenharia e Coordenador de Desenvolvimento de Novos Empregados da Engenharia da Petrobras. Professor colaborador da pós-graduação lato sensu na UERJ, FGV e Estácio. Professor colaborador da graduação tecnológica da FGV. Ex-professor colaborador da pós-graduação da UVA e IDHGE. Ex-professor de graduação em Engenharia de Produção da UERJ e da UVA. Ex-consultor e Ex-educador do Sebrae e Senac. Atuou como Líder de Projetos na Shell Brasil, participando do Projeto de Reorganização Estratégica na América Latina. Como Consultor da A.T.Kearney trabalhou junto a grandes clientes como Bradesco Seguros e Toledo do Brasil. Atuou como Gerente de Engenharia Industrial da Planta Gráfica da Souza Cruz.

Cintia da Silva Lobato Borges, Petrobras

Professora e Pesquisadora Colaboradora-Sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília - UNB. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e especialização em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2010). Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida-RJ (2013 e 2017). Atua na área de Psicologia - com ênfase em pesquisa em Perinatalidade e Parentalidade, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Psicanálise.

José Ivismário de Jesus, Petrobras

Gerente Setorial na Petrobras.

Patricia Castro de Santana Silva, Petrobras

Gerente na Petrobras.

Downloads

Publicado

2025-02-03