n. 91 (2020)

PERCEPÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR DO SERTÃO NO NORDESTE BRASILEIRO

DOI: https://doi.org/10.22409/sbij.v0i91

RESUMO

A gestão ambiental nas escolas é de grande relevância a fim de trazer novos valores científicos e culturais e ações práticas que irão contribuir para um futuro sustentável. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos pais de alunos de uma Escola de ensino fundamental e médio em Caicó - Rio Grande do Norte (RN), sobre a sustentabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, pois buscou-se descrever todos os dados coletados por meio da percepção de 152 respondentes. Foi aplicado um questionário para a coleta de dados, o qual foi adaptado da pesquisa de Bertolini et al. (2012) e do modelo de Brandalise (2008), que contemplou 13 questões principais. O método adotado é da amostragem não probabilística, por conveniência. Os principais resultados destacam que as práticas ambientais desenvolvidas pela escola são vistas de forma positiva por parte dos pais dos alunos, o que impacta diretamente no momento da escolha da escola para seus filhos, bem como Caicó é a sétima maior população municipal no RN, entretanto ainda não se realiza a correta segregação, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Esses resultados são úteis para rede acadêmica, empresarial e municipal, pois apresenta um detalhamento das iniciativas voluntárias em gestão ambiental para as empresas e o meio ambiente.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Ambiente Escolar. Gestão Ambiental. Práticas Ambientais.

 

ABSTRACT

Environmental management in schools is of great relevance and brings new scientific and cultural values and practical actions that contribute to a sustainable future. This study aims to analyze the perception of parents of a primary and secondary school in Caicó - Rio Grande do Norte (RN), about environmental sustainability and conservation of the environment. It was a quantitative and descriptive research, because it sought to describe all the data collected through the perception of 152 respondents. A questionnaire was applied for data collection, or it was adapted by the research by Bertolini et al. (2012) and the Brandalise model (2008), which covered 13 main questions. The method adopted is non-probabilistic sampling, for convenience. The main highlighted results of how environmental practices applied at school are viewed positively by parents of students, or that directly impacts when choosing the school for their children, as well as Caicó is one of the largest municipal populations of RN, currently it has not yet carried out the correct segregation, treatment and final disposal of solid urban waste. These results are useful for the academic, business and municipal networks, as they present details of voluntary initiatives in environmental management for companies and the environment.

Keywords: Consumer behavior. School environment. Environmental management. Environmental practices.

Sumário

Artigos

Edivaldo do Nascimento Duda, César Augusto de Albuquerque Araújo, Eliana Andréa Severo, Cristine Hermann Nodari, Manoel Pereira da Rocha Neto
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