No. 63 (2016): GREEN LOGISTICS E GREEN MARKETING COMO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a produção científica nacional e internacional sobre Green Logistics e Green Marketing no período de 2010 a 2014. As revistas selecionadas para a pesquisa foram, revista brasileira RAE – Revista de Administração de Empresas e a revista The International Journal of Productivity and Performance Management. A escolha das revistas seguiu como critério a relevância dos temas pesquisados e a quantidade de artigos encontrados sobre os temas. Após realizada a pesquisa com os periódicos das revistas citadas, foram encontrados e analisados 15 artigos sobre os assuntos pesquisados. A metodologia utilizada na pesquisa possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, o procedimento técnico utilizado foi a revisão bibliográfica, em que foram analisados os artigos das revistas que abordavam o assunto pesquisado. Através da literatura internacional foi possível perceber a necessidade de estudos para verificar lacunas entre mercado e demanda de Green Logistic, bem como suas implicações práticas. Sobre Green Marketing é verificado a necessidade de se adequar e consumir corretamente os produtos, também é notada a dificuldade de se estabelecer estratégias e adequar os custos para as novas demandas específicas.
Palavras-chave: Green Logistics; Green Marketing; Sustentabilidade; Meio Ambiente.