A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DIRECIONADA À INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2006.i03.a10180Resumen
Apesar do crescente interesse pelo processo de aprendizagem no contextoorganizacional, alimentado pela crença de que aprendizagem e inovação são essenciais para asobrevivência em ambientes competitivos e dinâmicos, poucos estudos empíricos têm testadoa influência deste processo no poder de reação das organizações. Visando um aprofundamentodeste tema, este artigo tem como objetivo principal investigar a relação entre as dimensões doprocesso de aprendizagem, a intensidade de reação da organização aos eventos do mercado eo seu nível de inovação. Para tanto, um modelo teórico, contendo as relações entre osreferidos construtos, foi desenvolvido e testado, através da aplicação da técnica demodelagem de equações estruturais. O estudo demonstrou que a orientação paraaprendizagem pode potencializar significativamente a aprendizagem de ciclo simples e deciclo duplo, afetando assim direta e indiretamente a capacidade de resposta da organização.
Palavras-Chave: Inovação; Aprendizagem; Organização