A GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO E A RELUTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS EM COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
DOI :
https://doi.org/10.22409/sbijounal2004.i01.a10177Résumé
Este artigo articula a capacidade gerencial de alavancar o potencial humano existentenas organizações à relutância natural dos profissionais em compartilhar o conhecimento,visando suscitar esta problemática tão presente nas organizações e que tanto prejudica o êxitoempresarial. Quanto à metodologia caracteriza-se como uma pesquisa eminentementebibliográfica, em que os procedimentos metodológicos envolvem a investigação, análise, síntese esistematização de idéias a partir de literatura relevante, obtendo-se informações sobre a situaçãoatual do problema, bem como abordando seus diferentes aspectos. Os achados deste estudocorroboram o entendimento de que na era do conhecimento e das mudanças inevitáveis, oponto central da filosofia empresarial deve ser a compreensão de que as pessoas são realmenteo recurso mais importante. Todavia, um dos grandes entraves ao compartilhamento doconhecimento é a tendência das pessoas em querer guardar seus conhecimentos, dificultandosobremaneira o ato do compartilhamento. Na verdade, sem o apropriado gerenciamentoestratégico, dificilmente o conhecimento poderá ser considerado um diferencial competitivo.Neste sentido, os gerentes devem atuar eficazmente, conscientizando os empregados daimportância desta atitude tão benéfica, estimulando-os e recompensando-os por partilharemconhecimento. Com efeito, quando duas pessoas trocam conhecimentos entre si, ambasganham crescimento linear de informações e experiências, contudo, se ambas compartilharemseu novo conhecimento com outras pessoas, cada qual dando feedback com perguntas emelhoramentos, os benefícios se tornam exponenciais.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2012-02-17
Numéro
Rubrique
Artigos