A Importância da Ética no Ambiente Corporativo com foco no Ambiente de Compras

Autores

  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Federal University Fluminense
  • Amanda Gouveia UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i33.a10217

Resumo

Um dos pontos de grande importância que uma organização deve ter em pauta se tiver a intenção de alcançar uma posição de destaque em seu mercado, é manter a ética em todo e qualquer tipo de relacionamento. Com o aumento significativo do uso da tecnologia, especialmente em relação à velocidade da informação, através da internet, qualquer deslize de conduta de um único funcionário pode significar o fim de uma companhia. Neste trabalho tratamos da ética no ambiente de compras voltado para o mercado brasileiro a fim de evidenciar sua importância, implicação, aplicação e comportamento do comprador em nosso país. Foi realizada uma revisão bibliográfica de alguns autores brasileiros sobre o tema, além da análise do Código de Ética de uma empresa em ascenção no setor naval, visando levantar quais os principais pontos abordados no documento e criticar o mesmo de maneira geral. Conclui-se que a importância de possuir em seu quadro de funcionários pessoas com sólidos valores éticos pode ser um diferencial de grande relevância para o bom andamento dos negócios. A ética passou de tema escolar e/ou religioso para assunto fundamental no ambiente empresarial, principalmente nos departamentos de Compras. Pode-se afirmar que já existe um relacionamento mais estreito entre empresários e o tema, uma vez que há um esforço crescente, por parte das organizações, em conscientizar seus funcionários neste sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, Federal University Fluminense

Professor do Departamento de Administração da UFF

Downloads

Publicado

2013-11-21