ANALYSIS OF THE FACTORS THAT FACILITATE THE CREATION OF KNOWLEDGE AND INNOVATION IN PUBLIC ORGANIZATIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i94.45762

Resumo

The age of knowledge has brought new values, new ways of relating, doing business, learning. Public organizations need to adapt to this new reality and review their processes. Thus, this article aims to analyze the factors that influence the creation of organizational knowledge and innovation in the public sector. For that, it was adopted the methodology of a case study in a federal teaching institution. As a research tool, it was used a semi-structured interview script. The results of this study showed that the factors of commitment and teamwork are evaluated positively. In addition, there are flaws in factors such as communication and interorganizational network. Because it is a case study, this research presents as a limitation the impossibility of the results generalization, nevertheless it can serve as an input for other institutions whose focus is the progress of knowledge, creation and innovation.  This article aims to contribute to scientific knowledge in the field of innovation in public administration, highlighting the importance of continuous improvement.

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Biografia do Autor

Letícia Matela Lobosco, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Atua como assistente em administração no CEFET/RJ, Campus Nova Friburgo.

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

Docente do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da UFF e do Doutorado Interdisciplinar em Sistemas de Gestão Sustentáveis, na linha de pesquisa Gestão das Organizações Sustentáveis, da UFF. Professora do curso de graduação em Ciências Atuariais da UFF. Doutorado em Engenharia Civil pela UFF, na Área de Sistema de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE_UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Imple mentação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF.

Geisa Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014). Possui Especialização nas áreas: Organização e Estratégia (2014); Gestão Estratégica e Qualidade (2008) e Informática na Educação (2003). Bibliotecária graduada pela Universidade Federal Fluminense, com ampla experiência em bibliotecas universitárias pública e privada, atuando nos serviços de referência, indexação de artigos científicos e tratamento técnico de documentos. Possui também graduação em Psicologia.

Ana Claudia Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Doutoranda em Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Especialista em Ciência da Informação pela UFRJ/ IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. MBA em Gestão da Qualidade. Curso de Docência Superior. Graduação em Arquivologia pela UFF. Coordenadora dos cursos de pós-graduação da FRASCE - Faculdades Integradas ASCE. Professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR. Professora convidada da Universidade do Rio de Janeiro - Unirio. Professora de Arquivologia da Faculdade Estácio de Sá, e para cursos de preparação para concursos, tais como: Curso Degrau Cultural, Curso Maxx, Pra Passar, CEPAD ? Centro de Estudos e Pesquisas e Atualização em Direito, Concurso Virtual, Curso Forum, Formula e Cejuris. Consultora com experiência em projetos de gestão de documentos. Foi gestora do Museu João e Maria da Capemi e responsável técnica pela implantação dos Centros de Documentação e Informação da CAPEMI, COMPREV, SINDEPP, Saipem do Brasil, Braskem, Proedes, LFC ? Lar Fabiano de Cristo dentre outros. Responsável pela produção, gerenciamento e comercialização de bases de dados de negócios. Consultora na gestão de arquivos, e processamento da documentação técnica de engenharia da REPLAN. Consultora na gestão de documentos digitais da Vale. Foi coordenadora do Projeto EscolaUM - Tecnologia da Informação em Escolas Públicas.

Haydée Maria Correia da Silveira Batista, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe)

Doutoranda em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ. Mestre em Sistemas de Gestão, área de concentração Organizações e Estratégias pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016/2018); Graduação em Gestão de Negócios/Processos Gerenciais pela Universidade Cândido Mendes (2014). Experiência na área de Administração com ênfase em Administração de Empresas; Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1978);

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Publicado

2021-06-30