Construção do Conhecimento em Sala de Aula no ensino EAD

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22409/q5h0gt32

Résumé

Este estudo explora a influência do uso de ferramentas tecnológicas na construção do conhecimento e no engajamento crítico dos alunos em ambientes de Ensino à Distância (EAD). Dada a crescente adoção do EAD, impulsionada pela globalização e avanços tecnológicos, este artigo investiga como tais ferramentas podem fomentar uma aprendizagem mais interativa e reflexiva. Mediante uma revisão integrativa, foram analisados dados coletados da base de dados Scopus e Web of Science, utilizando critérios rigorosos de seleção para garantir a relevância e a qualidade dos estudos revisados. O método qualitativo permitiu uma compreensão profunda das dinâmicas pedagógicas e tecnológicas no EAD. Os resultados sugerem que o uso efetivo de tecnologias, como plataformas de aprendizagem online e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, é crucial para facilitar a construção colaborativa do conhecimento e promover a participação ativa dos alunos. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de estratégias educacionais que adaptem as práticas de ensino às necessidades de uma população estudantil diversificada, enfatizando a importância da personalização e da inclusão no processo educacional. Este estudo contribui para a literatura ao delinear práticas específicas que podem melhorar a experiência educacional em contextos de EAD, orientando futuras implementações e pesquisas na área.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2025-09-16