ANÁLISE DO CONHECIMENTO COM O USO DAS REDES SOCIAIS

Auteurs

  • Tatiana Barbosa de Azevedo MSc. Professora do CEFET-MG

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i11.a10189

Résumé

Estamos vivenciando a era do conhecimento. O capital intelectual das organizações, dos maisvariados setores, jamais foi tão valorizado. Atualmente, a detenção do conhecimento estádiretamente ligada ao sucesso das organizações.Neste cenário, destacam-se as redes sociais, onde indivíduos e organizações se relacionamfocados na potencialização do conhecimento. Estas redes servem como um instrumento paraaquisição, troca e disseminação de conhecimento entre seus colaboradores, na busca demelhoria de desempenho e eficiência.Neste contexto, o entendimento dos relacionamentos informais nos ambientes inter eintraorganizacionais, torna-se um campo de estudo que vem ganhando grande amplitude. Esteentendimento torna-se possível através da utilização de ferramentas de análise de redessociais. Através destas ferramentas, é possível mapear as relações entre os indivíduos,instituições e organizações.Visualizando esta realidade, este artigo pretende descrever os principais conceitosrelacionados à criação do conhecimento através da análise de redes sociais.Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Redes Sociais, Análise de Redes Sociais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2012-01-25