UTILIZAÇÃO DE CAPSULAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS POR DUTOS

Auteurs

  • Aurelio Lamare Soares Murta Universidade Federal Fluminense, Departamento de Administração, Rua Mário Santos Braga, 30, 7º andar, sala 701, Campus Valonguinho, CEP: 24020-140, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: aureliomurta@yahoo.com.br Tel.: (21) 9953 4979
  • Maria Cristina Fogliatti De Sinay Instituto Militar de Engenharia

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i15.a10196

Résumé

Com a saturação do sistema rodoviário e o tráfego crescente no transporte de cargas e passageiros, muitas das estradas brasileiras já se encontram permanentemente congestionadas, o que piora ainda mais a situação. A idéia de construir mais estradas deixou de ser uma prioridade na maioria das vezes por razões fiscais e ambientais. Pesquisas estão sendo desenvolvidas a fim de se aumentar a capacidade da infraestrutura existente e ao mesmo tempo, tem-se dado importância ao estudo de novos sistemas de transporte. A utilização de dutos para o transporte de alguns tipos de cargas, antes transportadas por caminhões, tem mostrado eficiência e segurança nestes deslocamentos. Este modo de transporte já é experimentado em vários países há muitos anos, e no que diz respeito a cargas líquidas ou pastosas, este meio sempre apresentou maior rendimento e segurança do que os demais concorrentes. Uma nova idéia seria a de usar cápsulas para transportar cargas sólidas por meio de dutos, impulsionadas por motores elétricos pneumáticos ou conjuntos motobombas elétricos. A idéia de se inserir a cápsula neste contexto pode ser explicada pelo fato de algumas cargas não poderem ser misturadas com o fluido transportador ou mesmo, não poderem estar em contato direto com as paredes da tubulação, devido ao desgaste provocado pelo atrito entre estas partes. Neste contexto, o transporte por meio de dutos encapsulados contribuiria desobstruindo estradas e vias urbanas, que como já foi dito, permanecem congestionadas a maior parte do tempo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Aurelio Lamare Soares Murta, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Administração, Rua Mário Santos Braga, 30, 7º andar, sala 701, Campus Valonguinho, CEP: 24020-140, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: aureliomurta@yahoo.com.br Tel.: (21) 9953 4979

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008). Atualmente é professor Adjunto do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense – UFF, do Programa de Pós Graduação em Administração da UFF (Mestrado), do MBA em Logística Empresarial e Gestão da cadeia de Suprimentos da UFF e Coordenador do Curso de Gestão Pública da UFF/UNIFA.

Atua ainda como coordenador de projeto do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais – IVIG da COPPE/UFRJ. Sua área de atuação inclui: Engenharia de Transportes, com ênfase em Logística, Custos, Distribuição e Suprimentos. Meio ambiente na área de licenciamento, monitoramento, controle ambiental e gestão socioambiental. Gestão de projetos.

 

Maria Cristina Fogliatti De Sinay, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Matemáatica,Astronomia y Fisica ,da Universidad Nacional de Cordoba ,Argentina(1971), Master In Arts pelo Queens College da City University of New York ,USA ,(1975) e PhD em Applied Mathematics pelo Graduate Center da City University of New York ,USA ,(1978). Fez pós-doutorado na Universidade de California,campus Sao Diego,USA,1989-1990. Foi professora titular do Instituto Militar de Engenharia no Mestrado em Engenharia de Transportes( nov 1981- abril de 2010). Atualmente é professora doutora na Escola de Ciências Sociais ,Mestrado em Administraçao da UNIGRANRIO. Tem experiência nas áreas de Matemática,Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística, e Meio Ambiente com ênfase na aplicação de modelos,sistemas,teorias,heurísticas e gestão ambiental em problemas de transportes(planejamento e operação) Ë pesquisadora do CNPq ,consultora Ad-Hoc do CNPq,Capes,Faperj,Fundação Araucaria. Fez parte do Conselho Editorial da Revista Militar de Ciência e Tecnologia.Atuou como co- Editora da Revista de Transportes e Diretora Executiva da Associação Nacional de Pesquisas e Ensino de Transportes no periodo jan 2007-dez 2008. É autora de três livros editados pela Interciência nas áreas de Teoria de Filas e Meio Ambiente.Tem participado e publicado trabalhos científicos em Congresos Nacionais e Internacionais ,assim como em períodicos da área e em bancas de dissertações e tesis e Concursos Públicos em Universidades Federais do Pais onde também tem proferido palestras a convite.

##submission.downloads##

Publiée

2012-05-14