No 60 (2016): A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS SEGURADORAS

Resumo: O setor de seguros no Brasil vem apresentando um crescimento significativo nesses últimos anos despertando o interesse de empresas estrangeiras nesse mercado e consequentemente elevando o aumento da competição.  Diante deste cenário, torna-se de suma importância para a perenidade, o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, a utilização de uma ferramenta denominada Planejamento Estratégico. Esta ferramenta representa um diferencial competitivo dando suporte para o direcionamento e a tomada de decisão da alta administração da organização. Com isso, a presente pesquisa tem o objetivo de ressaltar a importância do planejamento estratégico na gestão das organizações. Para isto foi realizada pesquisa bibliográfica das principais publicações e autores que são tidos como referências no segmento. Além disso, por meio de um Plano Amostral por Conveniência foi realizada uma pesquisa por amostragem, através de questionário, enviado via e-mail, para profissionais do segmento de seguros.  Nessa pesquisa, buscou-se verificar se existe uma área responsável pelo planejamento estratégico nas seguradoras brasileiras; conhecer características e a estrutura dessa área e analisar o conhecimento dos empregados em relação aos objetivos, metas e estratégias definidas pela empresa. Após a compilação dos dados obtidos, verificou-se que o planejamento estratégico é de extrema importância para as seguradoras brasileiras, e que seus funcionários possuem conhecimento das estratégias definidas por sua organização, além de conhecer um pouco da estrutura da área. Por fim, conclui-se que o planejamento estratégico, se bem aplicado, pode tornar a gestão empresarial mais competitiva, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e principalmente de promoção do aprendizado nas organizações.

Palavras-Chave: Competitividade, Planejamento Estratégico, Seguradoras Brasileiras.

Publiée: 2016-07-11