CLIENTE: um novo fator de produção

Autores

  • José Luiz Nunes Fernandes UFPA/FACICON/NAEA

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2019.i87.a29283

Resumo

Tradicionalmente, os fatores de produção são as matérias-primas, mão de obra e os gastos gerais de fabricação, porém contemporaneamente reconhece-se a presença do cliente no processo produtivo, o que autores convencionaram chamar de cocriação de valor, ou seja, criação conjunta, empresa e cliente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar o correto tratamento dos recursos consumidos por meio da composição dos custos com clientes presentes no processo contemporâneo de produção. Para o alcance do objetivo, buscou-se por meio de estudos bibliográficos e documentais evidenciar estudos reais onde a cocriação de valor está presente e correlacioná-los com a teoria subjacente. A pesquisa concluiu que, quanto à presença dos clientes no processo produtivo, os custeios tradicionais ainda não tiveram a percepção e o tratamento adequado, fato que não acontece com o custeio contemporâneo denominado de Custeio Baseado em Atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Nunes Fernandes, UFPA/FACICON/NAEA

Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará; Mestre em Controldoria FEA/USP; Doutorando NAEA/UFPA em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2019-08-06