Petrobras como Agente de Mudança: A Utilização da Agenda 2030 da ONU para Combater a Mudança Climática Global - Uma Pesquisa Exploratória.

Autores

  • Karen Possoli Universidade Federal Fluminense
  • Mauricio de Souza Leão Universidade Federal Fluminense
  • Martius Vicente Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-8270-7488
  • Carolina Maria Neves de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i98.63474

Resumo

Os esforços para minimizar os efeitos da mudança climática conforme Agenda 2030 da ONU não estão avançando na velocidade esperada para que se evite o aumento da temperatura média global, ainda que a tecnologia necessária para isso já exista. A Agenda 2030 apresentou metas e indicadores para o acompanhamento do avanço dessas ações. No Brasil, a demanda por energia no setor de transportes é majoritariamente ligada a combustíveis fósseis. A Petrobrás tem papel central no que se refere a cadeia produtiva de combustíveis fósseis e, portanto, tem impacto direto no atendimento das metas do país. Neste sentido, este artigo avalia, através de uma pesquisa documental, os planos de transição energética da Petrobrás, verificando a aderência dos seus planos com as Metas da Agenda 2030 referentes ao ODS 13 – que diz respeito a “Ação contra a mudança global do clima”. Foram evidenciadas perspectivas de diminuição de emissões e aumento de investimentos para diversificação e melhoria do mix de produtos da Petrobrás, de forma a tornar a empresa menos sensível a problemas relacionados ao clima, além de preparar a empresa para a transição energética. Também se verificou a necessidade de atuação governamental para assegurar estratégia nacional para o mercado de combustíveis fósseis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Possoli, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, bacharelado em Administração pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Federal Fluminense.

Mauricio de Souza Leão, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica ênfase Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/Inovações Tecnológicas e Organizações Industriais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Gestão da Qualidade em Medicina Nuclear pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como engenheiro eletrônico, gerente de produção, gerente industrial. Como professor lecionou nos cursos de administração e informática na Universidade Estácio de Sá e nos cursos de administração, engenharia e medicina na Universidade Federal Fluminense. Atuou no Hospital Universitário Antônio Pedro como como assessor da direção e coordenador do serviço de engenharia clínica. Participou de projetos com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e com o Ministério da Saúde do Brasil. Atualmente coordena o MBA em Gestão Empresarial Estratégica da UFF/Administração, Professor associado da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFF, atuando como professor de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, orientador de graduação, pós graduação e estágio, participando de bancas, comissões e projetos na Universidade.

Martius Vicente, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular em Administração na Universidade Federal Fluminense. Vice-Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (2023-2026), Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (2016 - 2023). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Engenharia Civil - Computação de Alta Performance pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Engenharia Civil - Cálculo Estrutural (1988). Formação Gerencial pela Harvard Business School, Massachusets Institute of Technology e Universidade Petrobras. Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, planejamento, gestão do conhecimento e inovação. Autor e co-autor de mais de 56 livros em Administração. Orientou mais de 200 especialistas, mestrandos e doutorandos. Atuou como gerente na Petrobrás por 32 anos. Implantou diversos projetos de inovação, como Escola de Startup. Atuou como Coordenador e Vice-Coordenador de Cursos de MBA nas áreas de Logística, Gestão Empresarial, Marketing, Finanças, Ciência de Dados e Gestão Pública Municipal. Criador da Escola de Startup de Maricá, tendo formado mais de 1000 alunos no período de 2019-2024.

Carolina Maria Neves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Administradora de empresas com Especialização em Finanças e Banking e Especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestranda do PPGAd da Universidade Federal Fluminense. Mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de Varejo, Atacado, Serviços, Tecnologia, Direitos Humanos, responsável por coordenar rotinas administrativas, por elaborar planejamento estratégico e gerir recursos organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos, mapeando processos, acompanhando o desempenho da equipe através da implantação de metodologias ágeis, impactando diretamente a cultura da empresa, desenvolvendo estudos de viabilidade para novas oportunidades, melhoria de processos e alcance de resultados. Atualmente é Analista de Operações do Escritório Regional do Programa das Nações Unidas p Assentamentos Humanos

Downloads

Publicado

2024-12-03