A Teoria da Mudança como Estratégia de Avaliação de Impacto Social no Programa Empodera Mulher

The Theory of Change as a Strategy for Social Impact Assessment in the Empodera Mulher Program

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pnp5fs73

Resumo

O artigo analisa os impactos sociais gerados pelo Programa Empodera Mulher, desenvolvido pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP), no campus Macapá, realizado durante os anos de 2021 e 2022. Trata-se de um importante programa de ação social voltado para a promoção da autonomia social, e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade. A pesquisa teve como objetivo avaliar as transformações percebidas pela Coordenação do Programa e pela Equipe Multidisciplinar envolvida na execução do programa, por meio da Teoria da Mudança (TdM) como referencial teórico de avaliação. Como método de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários com perguntas abertas, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a atuação no programa contribuiu significativamente para o fortalecimento institucional, o reconhecimento do papel social do IFAP, além do desenvolvimento profissional e subjetivo dos servidores envolvidos. Conclui-se que houve mudanças organizacionais relevantes para a equipe de trabalho e os achados do estudo orientam no aprimoramento de práticas institucionais voltadas à equidade de gênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Adriana do Socorro Monteiro Bastos, IFAP

    Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Efetiva EBTT do Instituto Federal do Amapá (IFAP)- Campus Santana. Atuou na área de Gestão Educacional (coordenação de curso), além de ministrar aulas de contabilidade básica, de custos, gerencial, estrutura das demonstrações contábeis, demonstrações financeiras, prática contábeis informatizadas, seminários integrados em ciências contábeis, auditoria e perícia contábil.

  • Favio Akiyoshi Toda, UFF

    Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestrado em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Bacharelado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Atualmente é professor do quadro da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de graduação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) e do Mestrado Acadêmico da Faculdade de Administração (PPGAD/ UFF), e professor convidado do quadro de professores do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( MPGE/ UFRRJ).

Publicado

2025-09-16