MÍDIAS SOCIAIS E USO PÚBLICO DOS PARQUES ESTADUAIS DO PARANÁ

Autores

  • Milena Liciane B. Ferreira Engenharia Ambiental, Instituto Água e Terra (IAT)
  • Valéria Albach Unuversidade Estadua de Ponta Grossa - PR (UEPG)
  • Jasmine C. Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)
  • Leandro Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.47977/2318-2148.2023.v11n16p52

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Redes sociais, Turismo

Resumo

Devido à importância das mídias sociais para o turismo e considerando que os parques estaduais devem promover o uso público e o turismo, a presente investigação tem o objetivo geral de identificar as mídias sociais utilizadas pelos parques estaduais do estado do Paraná. Por meio de metodologia de caráter exploratório e descritivo, com a utilização das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, foram evidenciadas mídias sociais de vinte parques estaduais abertos à visitação. Assim, foram produzidos dados primários sobre documentos digitais. Os resultados indicaram a presença de quatro parques no Instagram, dez no Facebook, seis com site próprio e quinze no TripAdvisor. O potencial de uso das mídias sociais identificadas é subaproveitado pelos parques. A exceção é a do perfil de um parque sob concessão privada e de outro relacionado ao principal destino turístico do litoral paranaense. Nas sugestões foram destacadas a importância da rotina de postagens denotando ser um perfil ativo, com fotos atualizadas, comentários respondidos e estratégias de conteúdo informativo que contribua com a educação ambiental e com o turismo.

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Biografia do Autor

Milena Liciane B. Ferreira, Engenharia Ambiental, Instituto Água e Terra (IAT)

Residente Técnica em Engenharia Ambiental, Instituto Água e Terra (IAT); Pós-graduanda em Engenharia e Gestão Ambiental. Bacharel em Turismo.

Valéria Albach, Unuversidade Estadua de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Professora do Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora, Mestre e Especialista em Geografia. Bacharel em Turismo.

Jasmine C. Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Professora do Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Geografia. Mestre em Turismo.  Especialista em Ecoturismo. Bacharel em Turismo.

Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Professor do Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Geografia. Mestre em Gestão do Território. Bacharel em Turismo.

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Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos