HOSPITALIDADE EM CAMPINGS E REFÚGIOS COMO ALTERNATIVAS ECONÔMICAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS SITUADAS EM ÁREAS PROTEGIDAS DE MATA ATLÂNTICA DA REGIÃO SERRANA CENTRAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, RJ.

Autores

  • Carlos Eduardo dos Santos Diniz Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ).

Resumo

A pesquisa compreende um diagnóstico preliminar sobre a oferta turística nos distritos de Guapiaçu, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, Lumiar e Campo do Coelho, na APA Macaé de Cima e Parque Estadual dos Três Picos,  nos municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, respectivamente. Os objetivos foram caracterizar a oferta de meios de hospedagem e campings que empregam mão de obra familiar, facilitando o acesso e a permanência do turista próximo a atrativos naturais característicos da floresta atlântica e contribuindo para a consolidação de fluxos turísticos e a recuperação ambiental em áreas com uso do solo predominantemente agrícola da região serrana central fluminense. Foi adotada uma abordagem qualitativa-quantitativa através de entrevistas com perguntas abertas com prestadores de serviços turísticos, contribuindo para o conhecimento do desempenho e satisfação dos microempreendedores com estas atividades nestas localidades. Nas entrevistas ficou evidente que a Hospitalidade dos Campings e Refúgios é mais doméstica do que profissional, constituindo uma fonte de renda complementar que auxilia as despesas com a manutenção da residência e da pequena propriedade rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo dos Santos Diniz, Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ).

Biólogo, Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ).

Referências

BRASIL. Anuário estatístico de turismo-2014, vol.41, ano base 2013. Ministério do Turismo. Disponível em < http ://www.dadosefatos.turismo.gov.br /export /sites/default/dadosefatos/anuario/downloads_anuario/Anuario_Estatistico_de_Turismo_-_2014_-_Ano_base_2013.pdf > Acesso : 28/04/2015.

BRASIL. Censo 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_de_janeiro.pdf > Acesso: 18/04/2015.

BRASIL. Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente. Plano de Manejo do Parque Estadual dos Três Picos, 1ª revisão, Junho/2009.

BRASIL. População Estimada-2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Disponível em: <ftp://ftp.ibge. gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_20 14/ estimativas_2014_TCU.pdf > Acesso : 11/03/2015.

BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo e o mercado. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 172 p.

CAMARGO, L. O. de L. O domínio da hospitalidade. In: Hospitalidade: cenários e oportunidades. Ada de F. M. Dencker/Marielys S.Bueno (orgs.)- São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2003.

CRUZ, R. de C. A. Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil. In: Hospitalidade: reflexões e perspectivas. – São Paulo: Manole, 2002.

D´ONOFRE, D. G. Uma análise da situação do turismo rural nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra em Nova Friburgo (RJ). Monografia de conclusão de curso de bacharelado em Turismo. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010.

D´ONOFRE, D. G. Temáticas emergentes em turismo rural: os tempos e espaços da hospitalidade nos circuitos turísticos de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil: o hibridismo do doméstico e do comercial, do rural e do urbano. IX Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável-CITURDES, USP, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://143.107.95 .102/prof/kasolha/ citurdes/anais/pdf /eixo7/GT7_8.pdf> Acesso: 04/05/2015

GOMES, B. M. A. Políticas públicas e as transações em regiões turísticas. Bruno Martins Augusto Gomes – São Paulo: All Print editora. 2008.

IGNARRA, R. L. Fundamentos do turismo./Luiz Renato Ignarra. São Paulo : Pioneira, 1999

PACHECO, A. L. C.; IRVING, M. de A. Turista: o sujeito oculto da sustentabilidade. In: Turismo e sustentabilidade no Rio de Janeiro/orgs. Roberto Bartholo, Mauricio Delamaro e Luciana Badin.- Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

SEBRAE. Dados socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro agrupados por região, segundo a divisão de atuação do Sebrae/RJ, 2015. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rj/institucional/Informa%C3%A7%C3%B5es-regionais> Acesso: 29/04/2015

Downloads

Publicado

2015-12-31