CAMINHADAS ECOLÓGICAS E ECOLOGISMO: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO ECOANDO – ECOLOGIA & CAMINHADAS
Résumé
O estudo teve por objetivo apresentar as potencialidades e limites das caminhadas ecológicas enquanto modalidade específica de Educação Ambiental, tendo como referência teórica o ecologismo. Buscou-se conceituar e caracterizar as caminhadas ecológicas, sistematizando-se informações sobre o ato de caminhar e algumas correlações com atividades próximas a esta prática, como o excursionismo, o montanhismo e o ecoturismo. Foi adotada a abordagem da Educação Ambiental emancipatória, embasada na educação crítica preconizada por Paulo Freire. A pesquisa é fundamentada na experiência de 20 anos do grupo Ecoando – Ecologia & Caminhadas. Foram realizadas avaliações com os participantes em relação às suas motivações de integração com o grupo, prevalecendo o ‘interesse de contato com a natureza’, o ‘lazer’, ‘as atividades físicas’ e o ‘contato com as interações ecológicas’. A maioria dos entrevistados tem nível superior (74%) e pós-graduação (22%). Os dados indicaram que as caminhadas tiveram um papel importante na percepção, atitudes e posicionamentos dos integrantes do grupo, denotando o potencial de transformação que esta atividade, desde que devidamente planejada e orientada, pode proporcionar.
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